TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NEgociação

Resenha: NEgociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  Resenha  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 3

Negociação é um processo, no qual duas ou mais partes fazem uma comunicação buscando um acordo durante um tempo para realizar seus interesses. Isto é, um processo comunicativo com intenção de chegar a uma decisão conjunta. Saber negociar nos dias de hoje é essencial.

Temos de alcançar objetivos por meio de um acordo nas situações em que existem interesses comuns, complementares e opostos, isto é, conflitos, divergências e antagonismos de interesses, idéias e posições (WANDERLEY, 1998: 21)

A ação de negociar tornou-se atualmente uma das mais relevantes habilidades humanas. Negociação pode ser entendida como se fosse uma arte de “compartilhar” idéias, até chegar a um comum acordo. Esse ato tem adquirindo uma grande importância nas empresas hoje em dia, pelo fato de estar sempre presente nesse desempenho. O negociador tem como base encontrar os “furos” e os lucros de um negócio e ainda ser responsável pela manutenção ou pelo rompimento de relações comerciais.

É necessário saber muitas informações sobre o projeto estabelecido, quanto mais informação, melhor é. Arrecadar dados sobre o mercado, clientes, produtos, tudo isso para saber argumentar de uma maneira mais estratégica.

Negociação é a possibilidade de se fazer algo melhor por meio de uma ação conjunta; por outro lado, não deverá ser surpresa caso as ações de não-negociação provem ser o meio superior de realizar algo (SEBENIUS E LAX, 1987).

Negociando é o jeito mais simples de se conseguir algo desejado, sendo assim se negocia quando tem interesse comum em ambos os lados, essa técnica permiti que a pessoa tenha um papel ativo na negociação, podendo ser utilizada em qualquer situação do dia-a-dia.

Um bom negociador foca no planejamento e em uma boa comunicação, pelo fato de ter que convencer o outro, a ética também tem seu papel fundamental nesse processo, pois uma vez que não utilizada em um relacionamento, pode ser afetado inviabilizando um processo futuro, ou algo do tipo.

Saber negociar nos dias de hoje é essencial, pois tudo envolve a negociação, ou até mesmo a arte do convencimento.

Existem três tipos básicos de negociação:

Distributivas: Essa negociação envolve normalmente valores, por exemplo: A compra de uma casa, onde a única coisa a ser negociado é o valor.

Integrativas: Essa negociação já envolve mais requisitos, como por exemplo: A compra da mesma casa, porém definindo o valor, data, modo de pagamento,

Criativas: Essa negociação é ideal para encontrar soluções conciliadoras para problemas complexo, todos vão revelar seus interesses, e buscarão a melhor maneira possível de atender todas as necessidades.

Características de um bom negociador.

1. Excelente relacionamento interpessoal - simpatia e bom humor.

2. Comunicação - linguagem simples, correta e atualizada, sem exageros nem exibicionismos. Importante ouvir mais que falar, e saber a diferença entre franqueza e sinceridade. A franqueza está ligada à má educação, à agressividade. É falar sem pensar. A sinceridade está ligada ao raciocínio, à lealdade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com