TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nome da/o Estudante: Matheus Pinto Parcianelo

Por:   •  28/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.353 Palavras (6 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 6

Nome da/o Estudante: Matheus Pinto Parcianelo

Observações Gerais:

1. Escreva o texto em fonte Arial, 11, espaçamento entre linhas simples, margem normal.

2. Tente responder às perguntas com redação própria, não abusando do “copiar/colar”. Se for utilizar fragmentos copiados dos textos tratados em sala de aula, coloque a citação entre aspas e cite o texto segundo as normas da ABNT, segundo o sistema autor data [por exemplo: “Texto citado” (Dahl, 2001, p. 20)] e coloque as referências bibliográficas no fim da prova.

Parte 1. Conceitos: Política, Poder, Estado, Democracia

1.- Exponha de forma resumida, mas do modo mais completo que lhe seja possível, os conceitos de POLÍTICA e de PODER, discutidos por Norberto Bobbio no Verbete “Política”, do livro: BOBBIO, Norberto (et. al): Dicionário de Política. Brasília: Editora UnB, 1997, p. 954-962. [Valor da questão: 1,0 pontos]

Resposta:

No verbete sobre “Politica”, Norberto Bobbio inicia destacando que a palavra “politica” teve grande destaque graças Aristóteles. Antigamente associava política com o que é urbano, porem ao longo da história política foi tendo outro sentido, nos tempos atuais política se liga muito mais a ciência do estado. A Política traz em conjunto o poder, que é basicamente a vontade de um prevalecer sobre o outro.

Há muitas maneiras de poder de um homem sobre outro, na história dizem que na época de Aristóteles os mais comuns eram o poder despótico, o poder político e o poder paterno. O poder despótico era o interesse do senho, o paterno era o interesse do patriarca da família, e o político era o interesse dos governadores, nos três tipos de poderes há algo em comum, o interesse e a vontade de um grupo especifico se sobressai sobre outro grupo. Atualmente as maneiras de poder podem ser diferentes: o poder econômico, o poder ideológico e o poder político.

O poder econômico é o poder dos ricos aos pobres, onde os ricos são donos de empresas e com isso colocam os pobres para trabalhar em troca de salário, e assim se mantem o poder a base de fragilidade econômica de determinado grupo da sociedade, já o poder ideológico é o poder dos sábios sobre os ignorantes, através do conhecimento e sabedoria de determinados grupos e poder se mantém e por último, o poder político é o poder da força, o poder que coage por força, tendo controle sobre as pessoas usando a força e o medo. O poder político é o poder supremo, pois é a maneira mais eficaz de manter o comportamento numa sociedade e todos os outros poderes estão subordinados a ele.

O poder político é primordial, não apenas pelo uso da força, mas pela exclusividade no uso da força e pelo fato de os cidadãos terem consentido com o uso da força pelo governo, em Em suma, o monopólio do poder político, o controle da sociedade por meios coercitivos física. Este monopólio também mantém os mais privilegiados estar nos níveis mais altos da sociedade, porque as pessoas ligadas à política têm vários privilégios sobre a população

2. Exponha da forma mais completa que lhe seja possível, o conceito de ESTADO segundo tratado no texto de Norberto BOBBIO discutido em sala de aula [“Capítulo 3. Estado, poder e governo” [Seções 2 (“O nome o e a coisa”) e 8 (“O fim do Estado”). Em: BOBBIO, Norberto. Estado, Governo e sociedade. Para uma teoria geral da política. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014]. [Valor da questão: 2,0 pontos

Resposta:

O artigo "Nomes e Coisas" de Norberto Bobbio cita pela primeira vez estado, atestando o primeiro uso da palavra por Maquiavel, no século XVI. Na antiguidade clássica havia outros termos para organização política, em grego Nos tempos antigos, a palavra "civitas" era usada, enquanto em Roma "Res pública", ou seja, não Palavras genéricas usadas para identificar organizações políticas, não palavras específicas para cada tipo de estado.

Ao longo da leitura, inicia-se o debate entre nações antigas e modernas, Pontuação a favor ou contra estados antigos e continuidade entre estados modernos. Alguns argumentos em favor da descontinuidade são: O estado moderno com o monopólio legal da força, o Estado deve fornecer serviços Divulgação - Os argumentos a favor da continuidade são: As Obras de Aristóteles Explica o estado, define a constituição, cita tipologia em sua obra política formas de governança em outras análises realizadas em seus escritos, Maquiavel utilizou outras As obras clássicas servem de base para sua pesquisa, em outra época, na idade moderna. isso não Consenso científico sobre se os estados modernos vieram de estados antigos ou se o estado antigo não teve influência sobre o estado moderno.

Bobbio fez uma pergunta sobre o nascimento de uma nação, uma nação nascida de uma A desintegração das sociedades primitivas, o surgimento de instituições privadas e a consequentemente as classes sociais e o estado devem manter a dominação de uma classe sobre a outra, o que Segundo Marx. Há também outra visão, a visão contratualista, de que o Estado deve garantir Segurança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (48.6 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com