TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nova revolução industrial e econômica

Resenha: Nova revolução industrial e econômica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2013  •  Resenha  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 2

Além de significar, teoricamente , uma nova revolução industrial e econômica , a economia verde propicia a necessidade de uma novíssima revolução tecnológica que trabalhe desde a extração sustentável de recursos naturais até a reciclagem de bens já consumidos.

Em época de preocupações com as mudanças climáticas, tem sido urgente uma profunda análise e elaboração de novos processos produtivos que mitiguem os efeitos do aquecimento global e da produção industrial tradicional e devastadora.

No contexto de implantação da economia verde nas nações e em suas comunidades locais,um fator mais do que importante, é a implantação da educação ambiental como disciplina transversal e permanente para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente.

Não é mais possível viver e trabalhar consumindo e discriminando a sociedade e a natureza como tem sido feito até os dias atuais, no escopo do consumismo e do desconhecimento de suas conseqüências maléficas à sociedade e à natureza.

A economia verde depende de uma consciência coletiva e presente na vida comum do ser humano, bem como nas empresas de produção e serviços e nas instituições públicas. Com o apoio de uma tecnologia de menor impacto ambiental.

Acreditamos que diminuir a emissão de gases de efeito de estufa dependa de novos mecanismos de produção e tecnologia limpa. As atividades econômicas ainda precisam ampliar as suas instalações e conhecimento sobre o melhor uso do solo, manuseio e reciclagem do lixo, por exemplo.

Uma das bases internacionais da economia verde é o mercado de créditos de carbono, que viabiliza um menor ritmo na emissão de gases de efeito estufa e amplia o investimento em países menos desenvolvidos e possuidores de menor nível de emissão. Porém, o mercado de créditos de carbono, a longo prazo, poderá se tornar limitante , enquanto não houver tecnologia de produção não poluente e geração de energia limpa que atenda a demanda crescente em nível global.

Muitos países em desenvolvimento estão se preparando para este novo futuro, no Quênia, por exemplo, há o projeto de triplicação de produção de energia elétrica proveniente de geotérmicas e incentivo para a produção de energia eólica.

Relativo à implantação de energi a eólica e solar, quanto maior o número de produção e instalação de seus equipamentos, menor é o custo de sua instalação e operação. Apesar da China ainda ser um dos maiores poluidores do mundo, o país é o maior mercdo mundial de aquecimento solar térmico, em que utiliza a energia solar para aquecer a água de seus edifícios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com