TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Novas fontes de idéias para o empreendedor

Trabalho acadêmico: Novas fontes de idéias para o empreendedor. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.354 Palavras (6 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 6

EMPREENDEDORISMO - PROFESSORA DENISE

CAPÍTULO 3 – (CONTINUAÇÃO) – IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES 1

1. DIFERENCIANDO IDÉIAS DE OPORTUNIDADES

O fato de uma idéia ser ou não única não importa. O que importa é como o empreendedor utiliza sua idéia, inédita ou não, de forma a transformá-la em um produto ou serviço que faça a sua empresas crescer. As oportunidades é que geralmente são únicas. Assim, uma idéia sozinha não vale nada e em empreendedorismo elas surgem diariamente. O que importa é saber desenvolvê-las e, implementá-las e construir um negócio de sucesso.

- Idéia no momento errado: Outro fator que deve ser considerado é o timing da idéia (momento em que a idéia foi gerada). Nas empresas de base tecnológica o timing é crucial, já nos mercados que evoluem em menor velocidade o que mais importa é o serviço prestado ao cliente.

- A experiência no ramo como diferencial: Procure criar negócios em áreas que você conhece, mas lembre-se que em primeiro lugar vem a paixão pelo negócio, e ganhar dinheiro é consequência disto.

2. FONTES DE NOVAS IDÉIAS

Novas idéias só surgem quando a mente da pessoa está aberta, ou seja, quando está preparada para experiências novas. Assim, qualquer fonte de informações pode ser um ponto de partida para novas idéias e identificação de oportunidades. Informação é a base de novas idéias e estar bem informado é o dever de qualquer empreendedor.

O difícil é selecionar a informação que realmente importa. As pessoas tendem a dar mais importância àquilo que mais gostam, excluindo as que não gostam. Isto é natural. Mas o empreendedor curioso e criativo sempre está à procura de novas oportunidades e atento ao que ocorre à sua volta. Uma das mais conhecidas formas de se estimular a criatividade e a geração de novas idéias é o método de brainstorming (tempestade de idéias).

Existem outras forma e técnicas para gerar idéias:

- CONVERSAR com pessoas de todos os níveis sociais e idade, sobre os mais variados temas;

- PESQUISAR novas patentes e licenciamento de produto, em áreas onde o empreendedor tem interesse de atuar com um novo negócio;

- ESTAR atento aos acontecimentos sociais de sua região, tendências, preferência da população, mudanças no estilo e padrão de vida das pessoas e hábitos dos jovens;

- VISITAR institutos de pesquisa, universidades, feiras de negócios, empresas etc; e

- PARTICIPAR de conferências e congressos da área, ir a reuniões e eventos de entidades de classe e associações.

Enfim, o que o empreendedor deve fazer é observar tudo e todos.

3. AVALIANDO UMA OPORTUNIDADE

Antes da concepção de um plano de negócios completo, o empreendedor deve avaliar a oportunidade que tem em mãos, para evitar desperdiçar tempo e recursos.

E alguns critérios de análise de viabilidade e/ou atratividade da oportunidade também devem ser observados:

- MERCADO: Os mercados de maior potencial são os mais atrativos para a criação de novos negócios.

- ANÁLISE DA ECONÔMICA: É importante que se faça uma criteriosa análise das reais possibilidades de retorno econômico do empreendimento, para compensar o esforço empreendido. A decisão de investir muito dinheiro em negócios que proporcionam pouco retorno e demoram alguns anos para recuperar o investimento inicial pode ser considerada uma decisão errada.

- VANTAGENS COMPETITIVAS: Vantagens competitivas estão necessariamente ligadas a diferenciais que proporcionam um ganho para o consumidor. Neste caso o diferencial está sendo o menor custo.

- EQUIPE GERENCIAL: Fator importantíssimo na análise de um negócio, pois de nada adianta identificar uma oportunidade, criar um protótipo de um produto, o mercado ser espetacular e promissor, o empreendedor ter desenvolvido um bom plano de negócios, se ele e sua equipe não estiverem à altura do negócio que está sendo criado. 4

- CRITÉRIOS PESSOAIS: Procure identificar-se com a idéia e a oportunidade do negócio. Algumas perguntas ajudam:

• Você está disposto a largar o emprego atual para encarar o desafio, mesmo sabendo que pode ficar anos sem receber uma remuneração compatível com a que recebia antes, os mesmos benefícios e regalias?

• Esta é a oportunidade da sua vida?

• Você se vê trabalhando nesse ramo de negócios e explorando essa oportunidade daqui a cinco, dez, ou quinze anos?

• Sua família o apóia nessa iniciativa?

• Você está disposto a se desfazer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com