TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Arranjo Físico e Fluxo

Por:   •  10/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 3

7.3.3 Arranjo físico e fluxo

O arranjo físico se refere ao posicionamento dos recursos transformadores de uma empresa, dentre esses recursos são: instalações, máquinas, equipamentos e os colaboradores da empresa.

“Mudanças relativamente pequenas dos produtos em um supermercado, ou a mudança de salas em um centro esportivo ou mudanças na localização de uma máquina numa fábrica, podem afetar o fluxo pela operação, o que, por sua vez, pode afetar os seus custos e a eficácia geral. ” (SLACK;CHAMBERS;JOHNSTON,2009,p.181).

Portanto, um planejamento de arranjo físico mal elaborado pode afetar toda a produtividade da organização, causando diversos problemas como, interrupções no processo, falhas no estoque, atrasos nas entregas dos pedidos, entre outros.

O arranjo físico pode ser classificado em quatro tipos: arranjo físico posicional, funcional, celular, e por produto. No arranjo físico posicional aquilo que é transformado fica em posição fixa enquanto os recursos transformadores se movimentam. No funcional os processos similares são alocados juntos uns dos outros. Já no celular os recursos transformados são selecionados previamente para movimentar-se para uma localidade específica onde se encontram todos os recursos transformadores necessários a atender suas necessidades. E no por produto é localizado os recursos produtivos transformadores, de acordo com a melhor conveniência do recurso que está sendo transformado.

O arranjo físico aplicado na empresa Barraca Amarela é o por produto, pelo fato da empresa alocar seus recursos produtivos de modo estratégico havendo assim maior facilidade na transformação das matérias-primas em produto final.

7.3.4 Estudo do tempo

O estudo de tempos é a forma de calcular o tempo gasto em uma operação. Tem a finalidade de determinar a capacidade produtiva da empresa, estabelecer padrões para os programas de produção com objetivo de permitir o planejamento da fábrica, determinar o valor da mão-de obra direta no cálculo do custo do produto vendido, estimar o custo de um novo produto durante o projeto e balanceamento da linha de produção e montagem.

A implantação do estudo de métodos e trabalho se torna imprescindível dentro de uma organização, uma vez que suas técnicas propõem uma melhoria do trabalho, tornando-a competitiva e diferenciada no mercado atual. (VIEIRA, 2015).

Existem três tipos de tempos que uma empresa pode determinar, o Tempo Real, o Tempo Normal e o Tempo Padrão. Na empresa Barraca Amarela foi utilizada a determinação do Tempo Padrão, na qual a eficiência do operador é 100% e sem atrasos evitáveis, mas sim os inevitáveis.

Para determinar o tempo padrão foi necessário os seguintes equipamentos, cronômetro centesimal, filmadora, folha de observação e prancheta.

PROCESSO

TEMPO GASTO

Torrar e descascar o amendoim

3 horas e 30 mintos

Refinar o açúcar

10 minutos

Preparação da massa da paçoca

20 minutos

Formação e embalagem da paçoca

20 minutos

Embalagem e expedição

10 minutos

Tabela 1 : Estudo de Tempo do processo produtivo.

Fonte: Elaboração própria


Ao cronometrar o tempo de cada processo podemos verificar o tempo utilizado. Com o estudo de tempo a equipe pôde observar que grande parte do tempo do processo produtivo é no processo de torrar e descascar o amendoim, mas nele se encontra atrasos inevitáveis como o tempo de aquecimento da máquina e o próprio processo de torrar e descascar o amendoim não havendo formas de minimizar o tempo no processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (119.5 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com