TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Balanço Patrimonial

Resenha: O Balanço Patrimonial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2013  •  Resenha  •  2.384 Palavras (10 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 10

O Balanço Patrimonial

É uma demonstração contábil que tem por objetivo mostrar a situação financeira e patrimonial de uma entidade numa determinada data.

Através dele pode-se identificar a saúde financeira e econômica da empresa no fim do ano ou em qualquer data prefixada.

O balanço patrimonial é dividido em duas colunas a do lado esquerdo é denominado ativo a do lado direito passivo e patrimônio líquido.

Ativo

Parte positiva, composta de bens e direitos

Ex: duplicatas a receber, clientes, contas a receber, dinheiro depositado no banco, aplicações financeiras etc..

Passivo

Parte negativa, compostas das obrigações com terceiros.

Ex: fornecedores, duplicatas a pagar notas promissórias a pagar, impostas a recolher, contas a pagar, títulos a pagar, contribuições a recolher etc.

Patrimônio Líquido

Dividido em três partes, ele representa as obrigações da entidade para com os sócios ou acionistas, proprietários e indica a diferença entre o valor dos bens e direitos (ativo) e o valor das obrigações com terceiros (passivo exigível).

Ativo Circulante

São classificados os recursos aplicados que podem se converter em dinheiro num prazo de 12 meses (365 dias) contados a partir da data do encerramento do balanço. Exemplos: Banco, Caixa com Movimento, Aplicação de Liquidez imediata.

As Disponibilidades na Contabilidade

São os recursos financeiros que se encontram a disposição imediata da entidade, compreendendo os meios de pagamento em moeda e em outras espécies, os depósitos bancários á vista e os títulos de liquidez imediata.

Ativo Não Circulante

São incluídos neste grupo os bens de permanência duradoura destinados ao funcionamento normal da sociedade e do seu empreendimento assim como os direitos exercidos com essa finalidade. Exemplos:

No Realizável á Longo Prazo: são classificados os recursos em que essa transformação ocorrera em prazo maior do que o exercício seguinte, e suas contas com prazos de vencimento ocorrerão após mais de 12 meses.

Investimentos: são as aplicações que nada têm a ver com atividade da empresa. Por exemplo, a compra de ações de outras empresas, obras de arte, terrenos para futura expansão, prédio para renda (aluguel): não melhoram em nada o volume de vendas ou de produção.

Imobilizado: são bens destinados a manutenção da atividade principal da empresa ou exercícios com essa finalidade. Os bens que auxiliam a empresa na consecução de sua atividade pertencem ao imobilizado: máquinas,

Equipamentos, prédios (em uso), ferramentas, móveis e utensílios, instalações, veículos etc.

Diferido: são gastos em serviços que beneficiarão resultados de exercícios futuros.

Intangível:não possuem existência física porém representam uma aplicação de capital indispensável aos objetivos sociais como marcas e patentes, formulas ou processos de fabricação, direitos autorizações ou concessões, ponto comercial e fundo de comércio.

Ativo Permanente

Também é conhecido como ativo fixo, pois seus valores não mudam constantemente, uma vez que a empresa não realiza compra ou venda dos bens que o compõem com freqüência, bem como não os comercializa habitualmente. Trata-se de bens com vida útil longa, utilizados para a obtenção de benefícios futuros. Dividi-se em investimentos, imobilizado e intangível, que compõem o Ativo não circulante.

Passivo

São as obrigações exigíveis da empresa, ou seja, as dividas que serão cobradas a partir da data de seu vencimento. É denominado também passivo exigível conhecido no mercado financeiro como dividas com terceiros, ou recursos (dinheiro) de terceiros ou capital de terceiros.

Passivo Circulante: evidenciam todas as dividas com terceiros que serão pagas á curto prazo: dividas com fornecedores de mercadorias, salários a pagar, impostos a pagar, empréstimos bancários a pagar, encargos a pagar.

Exigível á Longo Prazo: compreende as obrigações com terceiros que serão liquidadas á longo prazo. As dividas á longo prazo normalmente se referem aos financiamentos obtidos junto ás financeiras e bancos de desenvolvimento e de investimento.

Patrimônio Líquido

Representa o total das aplicações dos proprietários na empresa.

Toda empresa necessita de uma quantia inicial de recursos (normalmente dinheiro) para efetuar suas primeiras aquisições, seus primeiros pagamentos etc. Os proprietários, então, concedem suas poupanças com objetivo de proporcionar á empresa os meios necessários ao inicio do negocio. Essa quantia inicial concedida pelos proprietários denomina-se, contabilmente, capital social, que poderá ser aumentado a qualquer momento.

Capital Social

È o investimento inicial dos sócios ou acionistas de uma empresa, é a partir deste investimento que é montado o caixa da empresa e a aquisição de todos seus ativos.

Reservas de Capital

São constituídos com valores recebidos pela empresa que não transitam nas contas de Receitas ou Despesas.

Reservas de Lucros

São constituídas, como o próprio nome indica, por meio dos lucros da empresa.

Prejuízos Acumulados

É o nome que se dá a soma dos resultados negativos nas Demonstrações de Resultados do Exercício.

Balanço Patrimonial

Ativo Passivo

Bens

Circulante

Realizável a curto prazo

Bancos c/ movimento

Clientes

Aplicações financeiras

Duplicatas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com