TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comércio Exterior

Por:   •  6/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 3

Comércio Exterior

1.Qual a importância da prática do comércio internacional no que se refere a maximização de resultados e no aperfeiçoamento dos processos produtivos?

O Comércio internacional permite aumentar o mercado e uma maior especialização produtiva, levando a novos aumentos de produtividade. Melhoria do bem estar social dos povos e surgimento do aumento da produção de bens e serviços decorrentes dos seguintes efeitos: produção, o pais com vantagens competitivas sobre outro pode diminuir a produção de outros bens em que possui vantagem/ os custos sempre crescentes concorrem para aumento de preços exportáveis e declínio dos importáveis, consumo, custos crescentes concorrem para aumento dos exportáveis e diminuição dos importáveis/ o país que possui vantagem competitiva sobre outro pode diminuir a produção de outros bens que possui vantagem comparativa.

2.Como uma nação pode tirar proveito comercial das relações de trocas comerciais?

Pode-se dizer que o comércio internacional se pratica entre nações através de indivíduos. Tome-se, como referência, a hipótese de que Brasil e Canadá comerciam entre si, comprando ou vendendo mercadorias. Do ponto de vista internacional, os pólos da relação comercial serão os países intervenientes, de forma que se o Canadá importar café do Brasil e este importar máquinas perfuratrizes, ambos pagarão um ao outro as respectivas aquisições. Os Estados nacionais, portanto, são os entes que praticam, LATO SENSU, o comércio internacional, sendo os responsáveis, perante os demais membros da comunidade mundial, por seu comércio exterior.

3.Quais as vantagens que uma economia pode obter pelo estabelecimento de barreiras?

Podem impedir completamente a entrada no país de determinadas mercadorias; como barreiras não tarifárias tem-se normas técnicas e sanitárias/ normas antidumping/ políticas de transporte/ vários encargos.

4.Como a existência de subsídios contribui para a melhoria dos processos produtivos?

Incentivo financeiro direto proporcional aos montantes exportados e pagos pelo governo  a fim de que as empresas possam exportar.

5.Considerando as razões para intervenção, pontue:

a)Motivos falsos

Com argumentos de proteger a sociedade, muitos governos intervêm no comércio exterior apenas por pressões políticas de um determinado segmento. Tais argumentos contrariam frontalmente a teoria fundamental do comércio internacional. Erroneamente consideram que o termo baixa produtividade média corresponde a baixos salários lembrando ainda que o aspecto fundamental é o fato de que o comércio depende de produtividade relativa e não de absoluta ou média.

b)Razões econômicas

 Visam a maximização da renda real (resultado, bens e serviços somados a importações) do país e são justificadas quando a saúde da economia estiver comprometida por distorções de ordem estratégica, política, social ou financeira. As razões mais frequentes são: Os elementos propiciadores ou limitadores modificam o mecanismo do comércio e alteram as condições de introdução de novos produtos no mercado. Estes elementos promovem o comércio em busca de equilíbrio satisfatório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (88.3 Kb)   docx (297.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com