TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comércio Exterior

Por:   •  11/11/2019  •  Resenha  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 3

COMÉRCIO EXTERIOR

UNIDADE 1

  1. Defina comércio exterior e sua importância para o mercado brasileiro.

Entende-se por Comércio Exterior as atividades que envolvem compra, venda e negócios efetuados entre empresas de diversos países. Em síntese, a importância do comércio exterior tem propiciado uma gama de possibilidades de se estabelecer negócios, adquirir produtos, ampliar a rede de consumo e dos meios de pagamento, conduzindo e movimentando economias no Brasil e em todo o mundo.

  1. Como o processo de globalização estimulou o comércio exterior? Explique.

A globalização e as tecnologias conectam o mercado mundial. Nesse sentido, percebe-se a importância e a relação entre a atividade de comércio internacional e o fenômeno da globalização. Essencialmente, a globalização incentivou as atividades de exportação e importação. Assim, não se pode falar de comércio exterior sem inserir o contexto da globalização, das tecnologias, da internet e dos meios de comunicação. Buzzo (2014) complementa que com o avanço do comércio exterior, houve consequências para o consumo e para o fluxo financeiro. Em relação ao consumo, é inegável que a internacionalização das

empresas levou aos quatro cantos do mundo uma explosão de marcas das grandes potências mundiais. A abertura dos mercados possibilitou a influência no consumo de produtos americanos, a exemplo da Coca-Cola, McDonald’s, entre outros. Isso representou oportunidades para a indústria metalmecânica da Alemanha, para os produtos eletrônicos do Japão e para o agronegócio do Brasil, por exemplo. Os avanços permitiram que os sistemas financeiros de diversos países fossem conectados e os fluxos de dados percorressem as redes das empresas, bancos e demais agentes econômicos e financeiros em tempo real. Assim, não existem barreiras físicas para o fluxo de capitais.

  1. Pode-se dizer que houve atividade internacional na Idade Média e na Moderna? Quais as características do comércio nesses períodos?

Sim houve. Idade Média: destaque para Constantinopla, núcleo principal do desenvolvimento do comércio entre o Oriente e o Ocidente; além de Veneza e Gênova, rivais do Mediterrâneo, que também conseguiram notável desenvolvimento no comércio exterior. Pode-se afirmar que, nesse período, ocorreu a consolidação das normas relativas ao comércio marítimo, com o ordenamento sistêmico dos usos, costumes e tradições. Idade Moderna: explosão do Mercantilismo, impulsionado pelas invenções, os descobrimentos marítimos, centralização monárquica e as reformas religiosas. Portugal e Espanha se tornaram grandes empórios do comércio internacional. Os gêneros alimentícios, matérias-primas para fabricação de bens e utilidades variadas foram aparecendo em abundância e a um baixo custo. Assim, pouco a pouco, foram entrando na Europa itens como milho, tabaco, cacau, madeira, entre outros. O transporte marítimo ganha destaque como via de comércio, interligando Oriente e Ocidente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (88.8 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com