TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CÓDIGO DA DISCIPLINA

Por:   •  19/7/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.022 Palavras (5 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

CÓDIGO DA DISCIPLINA:

PROF: THIAGO RIOS

CURSO:         

DISCENTE: 

LISTA DE EXERCÍCIO –

Entrega dia 07/07 para o e-mail: thiagohenriquerios@gmail.com

1 - Fale sobre a lei da escassez na economia, articulando com a curva de transformação de produção [ou curva de possibilidade de produção]. Explique sobre os custos de oportunidade e mostre em quais circunstâncias a Curva de Possibilidade de Produção se desloca.
R:
 A escassez na economia se refere à um problema econômico básico: o impasse entre recursos limitados/escassos e desejos teoricamente ilimitados. Esta situação exige que as pessoas tomem decisões sobre como alocar seus recursos de maneira eficiente, a fim de satisfazer suas necessidades básicas e o máximo possível de desejos.
Os custos de oportunidade são custos fundamentais em economia e são utilizados na análise de custo-benefício de um projeto. Tais custos, entretanto, não são registrados nos livros de contabilidade, mas são reconhecidos na tomada de decisões, computando os desembolsos de caixa e seus lucros e prejuízos.
A escassez e o custo de oportunidade representam dois conceitos interligados na economia, uma vez que as pessoas e as empresas frequentemente precisam escolher entre recursos escassos. Na maioria dos casos, os recursos econômicos não estão completamente disponíveis em todos os momentos em uma quantidade ilimitada, por isso, temos que fazer uma escolha de quais recursos usar. O custo de oportunidade representa a alternativa que foi renunciada, quando escolhemos usar determinado recurso. Estes dois conceitos têm uma ligação direta, porque, por exemplo, as empresas podem utilizar um recurso de qualidade inferior, porém mais acessível, para a produção de bens.
A escassez pode forçar escolhas à medida que os recursos começam a se esgotar. O Custo de oportunidade traz a definição clássica de selecionar a próxima melhor alternativa. Um consumidor, por exemplo, pode querer um computador novo, com um sistema operacional e componentes de software específicos. O único problema, no entanto, é que este computador não está amplamente disponível, tornando o item escasso em termos econômicos. O consumidor precisa encontrar a próxima melhor alternativa, que representa uma escolha econômica e custo de oportunidade, o computador alternativo funcionará bem, mas não é a primeira escolha do consumidor.

2- Diferencie as duas principais formas de organização econômica (economia de mercado e economia centralizada). Apresenta suas características, semelhanças e diferenças. Sob qual das duas você preferiria viver? Por quê?
R:
A economia de mercado é aquela onde o agente econômico que a controla pertence à iniciativa privada, ou seja, as empresas controlam a sua necessidade e demanda, bem como os produtos e serviços oferecidos, sem a interferência direta do Estado. O que o Estado faz é intervir para que as leis de livre mercado funcionem, fiscalizando o cumprimento das regras relacionadas a competição de mercado.
Na economia planificada, o Estado controla como as empresas devem funcionar, bem como a estratégia financeira utilizada por elas para atuarem, incluindo o que será produzido e a quantidade produzida.
Podemos então dizer que a economia de mercado é típica do capitalismo, enquanto a economia planificada é típica de países de governos socialistas e de extrema direita.

Características da economia de mercado:

Autonomia total para definir os preços dos serviços e mercadorias;

A livre concorrência dá o norte de quanto deverá ser o preço de uma mercadoria ou serviço;

A produção dos bens e serviços é regulado pelas leis de procura e demanda;

Grande parte dos produtos são produzidos por iniciativa privada;

As próprias empresas têm total autonomia de funcionamento, o Estado não interfere;

Comércio facilitado com empresas do Exterior;

Proteção da propriedade privada dos empresários;

O Estado como um regulador e fiscalizador da economia;

Características da economia planificada:

É predominante de empresas Estatais;

Não há concorrência empresarial;

Não há espaço para inovação no negócio, tampouco o dinamismo;

É o oposto de um modelo econômico da economia de mercado;

Conclui-se que uma das principais diferenças entre economia de mercado e economia planificada se resume em como está regulada a atividade econômica e produtiva por parte do Estado. Se o Estado interfere, pode se tratar de uma economia planificada em quanto se o Estado só controla e coleta impostos a atividade econômica, estaria se referindo a uma economia de mercado, onde o mercado se auto regula.
Escolheria a economia de mercado, visto que a mesma possui uma liberdade de decisão e funcionamento das empresas privadas, o oposto da economia planificada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (68.8 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com