TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento vs Subdesenvolvimento

Por:   •  14/6/2016  •  Resenha  •  1.153 Palavras (5 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 5

Desenvolvimento x Subdesenvolvimento

Nota Introdutória

O presente trabalho aborda os conceitos de desenvolvimento e subdesenvolvimento, explicitando as suas características básicas e suas influências nas dimensões econômicas e sociais.

Apresenta ainda uma análise da atuação da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (CEPAL) e sua tentativa de superar o subdesenvolvimento nos países latino-americanos e caribenhos.

1. Desenvolvimento

O conceito de desenvolvimento é um dos mais complexos e também importantes tanto para economia como para o contexto geral. É um conceito amplo que abrange não só o progresso plano econômico, mas também no campo social, estrutural e de serviços, e do bem-estar da população.

É atribuído o período pós segunda guerra mundial como época do surgimento do conceito de desenvolvimento. Há muitos fatores para terem chegado a essa conclusão, mas é tido como fator principal o processo de independência da maioria das colônias europeias que se seguiu depois de 1945. Esses países almejavam atingir a prosperidade e riqueza total como os antigos colonizadores. Atribuiu-se então, o conceito de desenvolvimento como sendo uma progressão principalmente econômica desses países que foram antigas colônias.

Há um consenso, em qualquer vertente teórica que o crescimento é fruto do crescimento econômico acompanhado de melhoria na qualidade de vida. Ou seja, é necessário que haja também um progresso na sociedade com diminuição da desigualdade, do desemprego, melhorias na saúde e educação, acesso a moradia e dentre outros fatores.

Educação de qualidade, com profissionais qualificados, infraestrutura escolar e um modelo educacional eficiente. Serviço de saúde que atenda bem a todos. Renda per capita alta e bem distribuída. Esses, entre outros fatores não citados, influem diretamente no desenvolvimento como um todo.

Na tentativa de medir o desenvolvimento e classificar os países, há diversos índices que levam em conta vários fatores do plano econômico e social. O mais conhecido é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) que é construído pela Organização das Nações Unidas (ONU). O IDH é uma medida estatística que leva em conta três dimensões: a educação, a riqueza e a esperança média de vida.

O indicador de educação leva em conta a média de escolaridade da população, a expectativa de escolaridade das crianças que estão ingressando no meio escolar a as taxas de analfabetismo. A expectativa de vida ou idade média da população é utilizada para avaliar o sistema de saúde do país. Por fim, a riqueza é medida através da renda média per capita nacional. A partir desses três indicadores, chega-se a um número, entre 0 e 1, onde quanto mais próxima de 1 for a nota, mais alto é o índice de desenvolvimento daquele país.

Os países tidos como desenvolvidos, em sua maioria, se encontram na Europa ocidental e América do Norte. Esses países apresentam uma estrutura industrial moderna e desenvolvida, onde nelas produzem os mais difundidos tipos de bens de consumo. A agropecuária é moderna com emprego de maquinário moderno e mão-de-obra especializada. No plano da educação, a taxa de analfabetos é baixa ou quase nenhuma. A população ativa é empregada principalmente nos setores secundário e terciário e as condições de habitação, alimentação e saneamento básico são relativamente boas. Outra característica são os baixos índices de natalidade e mortalidade infantil e a elevada expectativa de vida.

Existem ainda outros índices que também tentam mensurar o desenvolvimento, mas em sua maioria, levam em conta apenas o plano econômico. É o caso das estatísticas que ranqueiam os países apenas pelo seu Produto Interno Bruto (PIB) nominal.

2. Subdesenvolvimento

Frente ao desenvolvimento, com todas as suas características favoráveis, está o subdesenvolvimento. Abrangidos por esse conceito encontram-se a grande maioria da Ásia, América Latina e África. Essas regiões passaram por um processo de colonização voltado apenas para a exploração de recursos e riquezas, diferentemente da colonização dos Estados Unidos que foi uma colonização de povoamento.

Esse processo de colonização de exploração trouxe inúmeras consequências que justificam a atual situação e as dificuldades enfrentadas hoje por esses países.

De regra, os países que estão abrangidos pelo conceito de subdesenvolvimento apresentam um baixo nível de industrialização, a indústria é centrada na produção de bens com baixo valor agregado. Possuem deficiências em campos básicos como educação – razão pela qual esses países apresentam nível tecnológico e de conhecimento científico inferior aos países desenvolvidos –, e saúde, o que justificaria a elevada taxa de mortalidade infantil e a expectativa de vida relativamente baixa. Outra característica são problemas em serviços de transporte, habitação, alimentação e a relativa baixa renda per capita.

Então, subdesenvolvimento é um conceito, assim como o desenvolvimento, ligado ao plano econômico e social. Só que ao contrário do desenvolvimento, o subdesenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (79.1 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com