TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Empreendedorismo no cenário econômico

Por:   •  14/8/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 3

C.E. Prof.ª Alcina Rodrigues Lima

Gabriel Zaccur – Turma: 2004

Empreendedorismo e o cenário empresarial do Brasil

Niterói

2018

Empreendedorismo no Brasil

O crescimento econômico no mundo aconteceu muito rápido e por conta disso, a geração de empregos também. A tecnologia deixou de ser um simples diferencial e se transformou-se em obrigatoriedade. Hoje, temos mais conforto, mais experiências, novas relações com coisas e pessoas e, em geral, mais qualidade de vida por conta de novos negócios e iniciativas. Por isso, é inegável a importância do empreendedorismo, assim como a importância de entender o que ele significa.

O empreendedorismo no Brasil vem crescendo e se encontra como um dos países mais empreendedores do mundo. Isso dá motivação as pessoas de encararem o desafio de colocar em prática ideias e negócios que lhe propiciem alguma renda.

Os motivos que levam as pessoas a empreender podem ter razões diversas. As duas tendências que explicam os motivos pelos quais as pessoas decidem estabelecer um novo negócio são geralmente, por meio de uma oportunidade ou por necessidade. A de oportunidade é aquele caso em que o empreendedor tem uma visão - enxerga uma carência de um serviço ou um mal serviço, e de maneira oportuna, cria um novo negócio. Já a de necessidade é aquela típica de situações de desemprego, empregados insatisfeitos com seus salários e pela falta de opção, tornam-se obrigados a criar alguma forma para obterem renda.

Neste cenário atual, com baixa oferta de empregos e as pessoas precisando sobreviver ou buscar novas fontes de renda, empreender se tornou um sonho para muitas pessoas. Colocar em prática novas ideias é um fator que mais motiva pessoas de diferentes faixas etárias a iniciarem seu próprio negócio.

No Brasil, há dez anos atrás, havia mais empreendedores por necessidade do que por oportunidade. Contudo, hoje a quantidade de empreendimentos por oportunidade ultrapassa em dobro os empreendimentos por necessidade.

          Nos últimos anos, o Brasil passou por muitas mudanças e a crise econômica fez o país bater a marca histórica de 14,2 milhões de desempregados em 2017 (pesquisa Pnad). Com um desemprego tão expressivo, a taxa de trabalhadores informais cresceu 4,3% no 2° trimestre de 2017, ainda segundo a Pnad.

          Contudo, ainda há um caminho, afinal, essa não é a primeira vez que o Brasil passa por momentos de crise econômica. A resposta está em planejar, conhecer e perseverar, adotando estratégias menos arriscadas de investimento, sendo determinado no controle dos custos e, principalmente atendendo com excelência a seus clientes. Com essas ações, mesmo que não se avance nesse momento conturbado, as empresas já poderão sair mais estabilizadas.  Dados divulgados pelo governo federal informam que, anualmente, algo como 600 mil empreendimentos são abertos em âmbito nacional. Além disso, hoje já são mais de 1,5 milhão de microempreendedores no país, que representam 81% do empreendedorismo, ultrapassando a quantidade de empresas de pequeno, médio e grande porte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (104.6 Kb)   docx (40.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com