TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Exercício II Microeconomia

Por:   •  12/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.441 Palavras (6 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 6

                                   DISCIPLINA: ECONOMIA         [pic 1]

Exercícios II Microeconomia

 Aluno(a): Bruna Faccin_______________________________________

 Professor: MS. Romário de Souza Gollo

 

O julgamento de cada item será CERTO ou ERRADO, de acordo com o(s) comando(s) a que se refere o item.

Das alternativas abaixo, marque Certo ou Errado:

Para cada questão escrever um comentário justificando a sua resposta.

  1. Economia de mercado é um sistema econômico regido pelas forças de mercado, predominando a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção.

( x ) CERTO (   ) ERRADO

Justifique sua resposta. Numa economia de mercado, o papel do Estado na economia é reduzido ao mínimo necessário para garantir o funcionamento do próprio mercado.

  1. Economia planificada é um sistema econômico regido apenas pelas forças de mercado.

(   ) CERTO ( x ) ERRADO

Justifique sua resposta. Os meios de produção são propriedade do estado e a atividade econômica é controlada por uma autoridade central que estabelece metas de produção e distribui as matérias primas para as unidades de produção.

  1. A alocação de recursos é uma metodologia destinada à distribuição igualitária da renda.

(   ) CERTO ( x ) ERRADO

Justifique sua resposta. A alocação de recursos é uma metodologia destinada à distribuição temporal dos recursos disponíveis para a realização de qualquer projeto, visando produzir e distribuir a produção para gerar o maior bem estar possível.

  1. A economia é a “ciência da escolha restrita” porque ela se restringe apenas a oferta de produtos.

(   ) CERTO ( x ) ERRADO

Justifique sua resposta. A economia é a “ciência da escolha restrita porque ela é limitada pela escassez, visto que o consumidor deseja maximizar sua aquisição de produtos e se depara com a restrição de sua renda ser finita; e as empresas desejam maximizar seus lucros e as restrições para isso são os custos de produção e a demanda de seus produtos.

  1. Para os Fisiocratas (a Escola Fisiocrata), só a terra é capaz de multiplicar a riqueza.

( x ) CERTO (   ) ERRADO

Justifique sua resposta. A Escola Fisiocrata teve como principal figura o economista francês François Quesnay. Para os fisiocratas, a terra era a única fonte de riqueza e a única capaz de multiplicá-la também.

  1. O monopólio é “fazedor de preço”, é a única a vender determinado produto no mercado, possui uma curva de demanda com inclinação negativa.  

(  x ) CERTO (   ) ERRADO

Justifique sua resposta. Uma empresa é considerada monopolista for a única vendedora de um produto e o mesmo não tem um substituto (similar).

  1. A intersecção entre as curvas da oferta e demanda representa o equilíbrio do mercado competitivo. 

( x ) CERTO (   ) ERRADO

Justifique sua resposta. A curva de oferta mostra a quantidade de uma mercadoria que os produtores estão dispostos a vender a um determinado preço, considerando constantes outros fatores que possam afetar a quantidade ofertada. A curva de demanda mostra a quantidade de uma mercadoria que os consumidores estão dispostos a comprar para cada preço unitário, considerando constantes outros fatores que não sejam o preço. As curvas se cruzam no ponto de equilíbrio.

  1. A curva de oferta mostra a quantidade de produtos vendidos em um determinado mercado.

(   ) CERTO ( x ) ERRADO

Justifique sua resposta. A curva de oferta mostra a quantidade de uma mercadoria que os produtores estão dispostos a vender a um determinado preço.

  1. A curva da demanda mostra que quanto maior o preço maior a quantidade demandada.

(   ) CERTO ( x ) ERRADO

Justifique sua resposta. A curva de demanda tem inclinação negativa, demonstrando que os consumidores estão dispostos a comprar mais a um preço mais baixo.

  1. O gráfico abaixo apresenta uma situação de monopólio.

(   ) CERTO ( x ) ERRADO

Justifique sua resposta. O preço é quem está no ponto de equilíbrio.

[pic 2]

  1. O equilíbrio de mercado consiste no ponto onde a quantidade ofertada é maior que a quantidade demandada.

(   ) CERTO ( x ) ERRADO

Justifique sua resposta. Para que haja equilíbrio de mercado, é necessário que a quantidade demandada seja igual a quantidade demandada.

  1. A oferta pode ser afetada, além do preço, por: o custo da mão de obra, capital e matérias-primas, já a demanda pode ser afetada pela renda, preço de bens relacionados e gostos.

( x ) CERTO (   ) ERRADO

Justifique sua resposta. Mudanças na oferta associadas a modificações nos determinantes extra preço são representadas por deslocamentos de toda a curva de oferta, e mudanças na quantidade ofertada causadas por alterações no preço do produto são representadas por movimentos ao longo da curva de oferta.  Já as mudanças na demanda associadas a modificações nos determinantes extra preço são representadas por deslocamentos de toda a curva de demanda e, as mudanças na quantidade demandada associadas a mudanças no preço do produto, são representadas por movimentos ao longo da curva de demanda.

  1. O preço de equilíbrio pode ser caracterizado como: quantidade ofertada é igual a quantidade demandada, não há escassez de oferta, não há excesso de oferta e também não há pressão para que o preço seja alterado.

( x ) CERTO (   ) ERRADO

Justifique sua resposta. Quando um produto está no preço de equilíbrio significa não haver excesso ou escassez.

  1. O monopólio é caracterizado por várias empresas do mesmo ramo de atividades.

(   ) CERTO ( x ) ERRADO

Justifique sua resposta. Uma empresa monopolista é a única vendedora de um produto, sendo que este não possui um substituto, ou seja, um produto similar.

  1. Quando o preço está abaixo do preço de equilíbrio há uma demanda menor do que a quantidade ofertada, sendo assim, temos uma escassez de oferta e um aumento na demanda.

(   ) CERTO ( x ) ERRADO

Justifique sua resposta. Com o preço de mercado abaixo do preço de equilíbrio, temos uma demanda maior do que a quantidade ofertada, gerando escassez de oferta, os produtores aumentam o preço e causam uma diminuição da demanda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (889.1 Kb)   docx (852 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com