TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminário II de Administração: Microeconomia e Macroeconomia

Por:   •  10/2/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.789 Palavras (8 Páginas)  •  672 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.......................................................................................................

2 DESENVOLVIMENTO............................................................................................

2.1 Microeconomia e Macroeconomia.......................................................................4

2.2 Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão Empresarial.....................................5

2.3 Ética, Política e Sociedade...................................................................................7

3 CONCLUSÃO.......................................................................................................9

REFERÊNCIAS........................................................................................................10



  1. INTRODUÇÃO

  A produção textual tem como objetivo bordar as disciplinas com assuntos estudados das seguintes disciplinas (Microeconomia e Macroeconomia, Métodos Quantitativos e Ética, Política e Sociedade), analisando os texto.Falando em relação à microeconomia e macroeconomia as estruturas de mercado do setor supermercadista do Rio Grande do Sul embasado no livro didático da disciplina assim como o tipo de mercado do setor varejista apresentando no texto disponível. Quanto aos métodos quantitativos aplicados à gestão empresarial buscou-se  os métodos quantitativos e os conceitos estatísticos que norteiam para tomada de decisão dentro do ambiente organizacional tornando aquele que é capaz de entender a informação e usá-la de maneira eficaz para torna-se um gestor bem sucedido. Valores, princípios e costumes que norteiam uma sociedade a ética política e sociedade são de total importância no ambiente empresarial. 


  1. DESENVOLVIMENTO

Economia é a ciência social que estuda a produção, distribuição, e consumo de bens e serviços. O termo economia vem do grego para oikos (casa) e nomos (costume ou lei), daí “regras da casa (lar).

Não sendo diferente das demais ciências na economia devermos estabelecer seções objetivando facilitar o estudo tornando a sua compreensão fácil, simples e organizada dando ênfase a algumas dessas seções que veremos no decorrer desta produção textual que serão: Microeconomia e Macroeconomia; Métodos Quantitativos; e Ética, Política e Sociedade.

  1. MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

Dentro desse contexto, um mercado pode ser uma instituição ou organização a qual os ofertantes (vendedores) e os demandantes (compradores) estabelecem uma relação comercial com o fim de realizar transações, acordos ou trocas comerciais.No texto “Estrutura de mercado do setor supermercadista do Rio Grande do Sul e identificação do seu grau de concentração” tem como base de mercado o comércio varejista que segundo Everson Vieira dos Santos no que se diz respeito à estrutura de mercado;

[...] são considerados fatores como a participação do governo, diferenciação de produtos, distribuição e número de vendedores e compradores, existência de barreiras à entrada de novos concorrentes, integração vertical, elasticidades de demanda e economias de escala de produção. (SANTOS p.160).

De acordo com o material didático da disciplina, as estruturas de mercado podem-se apresentar em três estruturas fundamentais:

  1. Concorrência perfeita ou pura consiste é um tipo de mercado em que há um grande número de empresas e consumidores havendo oferta e  demanda determinando de preço, se dando pela união de quatro condições:
  • Homogeneidade do produto requer que o produto fornecido seja semelhante, homogêneo a de outro;
  • Atomicidade – mercado com vários vendedores e compradores, no qual nenhum deles tem condições de afetar o preço de mercado
  •  Liberdade de entrada e saída - não há barreiras para entrada e saída no mercado de cada recurso utilizado na produção de bens e serviços;
  • Transparência do mercado - consumidores e vendedores têm acesso a toda informação do produto, sem custos, conhecendo os preços, qualidade, custos, receitas e lucros.
  1. Oligopólio tipo de mercado em que a oferta de um produto ou serviço, tem vários compradores mais ainda assim controlada por um pequeno grupo de vendedores. Ou seja, existe um mercado com um grande número de empresas, porém poucos são os que dominam.
  2. Monopólio oposto ao mercado de Concorrência Perfeita. Uma única empresa que domina inteiramente a oferta. Tendo como características básicas: a não concorrência entre empresas nem produto substituto; o vendedor determina o preço; os consumidores se submetem ás condições imposta pelo vendedor, ou deixam de consumir o produto; etc.
  1. MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL

Métodos quantitativos são determinados pelo emprego da quantificação, ou seja, tudo o que pode ser mensurado em números tanto na coleta de informações, quanto no tratamento delas através das técnicas estatísticas.

A Estatística está presente na maioria das organizações, seja para realizar uma análise de dados ou uma estimativa de metas. Sendo uma ciência que de processos próprios para apresentar, coletar, e interpretar conjuntos de dados, sejam eles numéricos ou não. Portanto a estatística é um conjunto de métodos e técnicas que irão auxiliar na tomada de decisão sob determinada incerteza facilitando a compreensão do mesmo dado incerto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (149 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com