TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FÓRUM DE DISCUSSÃO

Por:   •  25/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

Que tal descobrir mais sobre União Aduaneira? Faça uma pesquisa identificando: quais suas características, forma de organização, vantagens, exemplo de bloco econômico e outras curiosidades. Ao final da sua pesquisa, cite as fontes em que realizou as buscas, referenciando de acordo com as normas ABNT.

União aduaneira e união de grupo de países que adotam a mesmas tarifas externas eliminando as tarifas aduaneiras, adotando as mesmas tarifas para exportações e importações com fornecedores internacionais fora do bloco, qualquer comercialização com o bloco e exigido que pelo menos 85% da negociação seja feita sem taxas de importação e exportação entre os países que fazem parte do grupo, podemos citar exemplos que adotam esse tipo de sistema econômico, e a União Europeia e a Southern África Customs Union (Sacu, União Alfandegária do Sul da África), bloco liderado pela África do Sul, Mercosul (Mercado Comum do Sul). A TEC, nesse caso, é adotada apenas entre os seus membros efetivos (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai*).

As principais vantagens, e livre circulação de mercadorias e bens no bloco, sem adicionar impostos, uma mesma tarifa externa, elimina a concorrência dos associados junto aos fornecedores, fortalecimento da economia através de um único imposto, tornando a compra e venda de mercadorias no bloco algo interessante.

A pesar das vantagens encontradas como preços mais atrativos de mercadorias que entram no país, podemos ter um revês, há aumento de desemprego pela falência das empresas que trabalhavam, porque muitas empresas não conseguem concorrem de forma pareada com as mercadorias que vem de fora dos países que fazem parte da aliança que são mantidas.

http://economiasemsegredos.com/blocos-economicos-definicao-e-integracao/<Acessado 30 março 2019.

https://projetopolitique.com.br/afinal-o-que-e-o-mercosul/<Acessado 30 março 2019.

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/classificacao-dos-blocos-economicos.htm<Acessado 30 março 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (29.4 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com