TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Início da segunda fase da industrialização brasileira e a dependência externa

Por:   •  17/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 2

DEVRY-FACIMP

Alunos

RELATORIO

O início da segunda fase da industrialização brasileira e a dependência externa.

Tem como início entre 1850 a 1930, em meio a esta fase ela pode ser caracterizada por pontos importantes, tais eles como:

- Lei Euzébio de Queiroz

- Substituição das importações no brasil

- Início da produção no brasil de produtos importados da Europa

- Capital da compra de escravos passou a ser usado na indústria

- Crescimento indústria têxtil

Nesta segunda fase teve um início do fim do trafico negreiro “navios negreiros que eram usados para traficar escravos” onde a ideia era industrializar o brasil., De fato não surtiu efeito imediato em vez de acabar, acabou ganhando mais força no brasil e apenas em 1870 com a fiscalização o trabalho escravo diminui, nesse período os grandes agricultores foram em busca de mão de obra assalariada os imigrantes.

A economia agroexportadora era o que aquecia o mercado brasileiro, tinha como fonte de dinamismo o mercado internacional no entanto ocorreu oscilações nos preços dos produtos (variavam de acordo com as crises e as condições dos países consumidores)

Por volta de 1906 ocorreu oscilações no café devido as condições de demanda ou seja o ciclo da economia mundial, que se refletem na demanda por café.


MEU ASSUNTO

A Guerra de Secessão foi motivada pela divergência que havia entre os dois grupos a respeito da abolição da escravatura e da extensão dos novos territórios que estavam sendo ocupados no oeste.

Causas principais

Os estados do Sul tinham uma economia baseada no latifúndio escravista e na produção, principalmente de algodão, voltada para a exportação. Enquanto isso, os estados do Norte defendiam a abolição da escravidão e possuíam suas economias baseadas na indústria. Esta diferença de interesses deflagrou o conflito.

Guerra

O conflito teve início em 1861 através de ações militares do Sul. Com duração de cinco anos, a guerra provocou a morte de aproximadamente 600 mil pessoas. Os estados do norte, mais ricos e preparados militarmente, venceram e impuseram seus interesses sobre o país. 

  

Consequências 

- A escravidão foi abolida, atendendo aos interesses dos estados do Norte. Apesar disso, os negros não tiveram nenhum programa governamental que lhes garantissem a integração social. Após a liberdade, foram marginalizados pela sociedade.

A região Sul foi ocupada militarmente até o ano de 1877.

 

- O processo de industrialização do Norte intensificou-se ainda mais, gerando mais riqueza na região. Por outro lado, o Sul passou por uma crise, perdendo influência política.

Links

https://www.suapesquisa.com/historia/guerra_de_secessao.htm

http://brasilescola.uol.com.br/historiag/guerra-secessao.htm

Segunda fase (1808 – 1930): Período marcado com a chegada da família real no Brasil, que autorizou a implantação de indústrias básicas. E também é caracterizado pela indústria têxtil, que acelera seu crescimento por conta da Guerra da Secessão nos Estados Unidos; com a guerra o país passou a importar tecidos de outras economias por conta da queda da produção de algodão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (67.1 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com