TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PPOLITICA EXTERNA BRASILEIRA

Ensaios: PPOLITICA EXTERNA BRASILEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/7/2013  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

ACADÊMICA: VELOSO BARBOSA

CURSO: RELAÇÕES INTERNACIONAIS

TURMA: 2012

RESENHA

O DECLÍNIO DO IMPÉRIO AMERICANO

MACAPÁ – 2013

RESENHA

Tema: O DECLÍNIO DO IMPÉRIO AMERICANO

Immanuel Wallerstein, sociólogo marxista, estadunidence, nasceu em 28 de setembro de 1930(82 anos), mora em Nova York. Ele escreveu a Obra “O declínio do Império Americano”, na qual anuncia a desintegração do sistema capitalista.

Segundo o autor os exemplos para sua teoria não estão apenas na crise da economia americana, mas também na implosão que poucos esperavam no projeto europeu. Ele fala em uma entrevista do caos total em que estamos entrando, porém não se sabe se para melhor ou pior, mas ele continua otimista, pois, acredita que pequenas ações individuais, como os protestos, podem ter consequências históricas.

O autor criou a teoria do sistema-mundo a qual se aproxima das teorias mais convencionais das relações internacionais, tendo em vista que identifica como objeto de análise o sistema mundial, ao contrário dos demais marxistas que preferem abordagens centradas na forma de organização econômica e política dos estados e nas relações de dominação e subordinação resultantes de sua natureza capitalista.

A teoria de Marx não fez uma contribuição significativa para as relações internacionais, uma vez que não dedicou interesse particular pelo desenvolvimento do capitalismo em nível internacional.

Para Marx a destruição do estado burguês era um passo necessário à construção de uma sociedade igualitária na qual a política como dominação desapareceria, dando lugar a uma gestão radicalmente democrática da vida social, e a consequência seria o desaparecimento do estado. Não existindo estado, também não haveria relações internacionais, apenas relações entre comunidades livres unidas pelo mesmo sentimento solidário de pertencerem ao gênero humano, não existindo luta de classes.

A teoria de Sistema-mundo de Wallerstein tem em comum com a teoria de Marx, a preocupação com o desenvolvimento desigual que caracteriza o capitalismo global e as estruturas de dominação decorrentes deles. Wallerstein trata o sistema internacional como uma única estrutura integrada, econômica e politicamente, sob a lógica da acumulação capitalista. Esse sistema-mundo é regido por leis de movimento que levam à exploração das economias pobres pelas economias centrais.

O referido autor diz que os sistemas tem vida que não dura para sempre, mas se deve observar como surgiram, quais eram as regras durante o que ele chama de “vida normal” e como elas sempre se afastam do equilíbrio e entram em uma crise estrutural.

O sistema bifurca-se, tomando direções diferentes, porém, não se sabe ao certo qual caminho seguirá, só sabe que a economia mundial capitalista não vai sobreviver por muito tempo e que também não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com