TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Krugman E A Nova Geografia Econômica

Por:   •  11/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 2

KRUGMAN E A NOVA GEOGRAFIA ECONÔMICA (TEMA)

Em 1999, Paul Krugman, junto a Masahisa Fujita e Anthony J. Venable lançaram o livro The Spatial Economics.

A Economia Espacial é o estudo completo das atividades e de uso de recursos que beneficiam os seres humanos através da utilização e exploração do espaço.

Em 2008 Paul Krugman ganhou o prêmio nobel de economia pelos seus estudos teóricos da Nova Geografia Econômica.

A nova geografia econômica utiliza um modelo de retornos crescentes de escala e concorrência imperfeita para explicar a distribuição espacial das atividades.

Houveram mudanças qualitativas do estudo em termos de considerar os retornos crescentes ou economias de aglomeração.

Custos de transporte

Dimensão Espacial de atividades econômicas

Retornos crescentes, para justificar os retornos desiguais das atividades econômicas

Incorporar as externalidades espaciais de economias e aglomeração

Modelo Centro- periferia (reinterpretado)

ECONOMIA DE AGLOMERAÇÃO (5)

Segundo a NGE o que causa as aglomerações são os retornos crescentes de escala, que junto à estrutura de mercado geram concorrências imperfeitas com monopólios e oligopólios, essas assimetrias influenciarão diretamente na decisão desses agentes de se aglomerar ou não. As economias de aglomeração implicam em proximidades, tendo várias empresas próximas umas das outras, Em decorrência disso

temos a redução nos custos de transporte, facilitação da comunicação, melhor infra-estrutura e cria-se uma cultura corporativa, Aumentando a vontade de produtores e fornecedores estarem próximos, e consequentemente atraindo trabalhadores mais qualificados, dando ênfase na interação entre firmas, fornecedores e consumidores. Sustentando ainda mais a ideia de que é melhor estar aglomerado. (IMAGEM)

TEORIA CENTRO - PERIFERIA (6)

Por outro lado a teoria centro - periferia prevê que a migração de trabalhadores altera a atratividade na origem e no destino, trabalhadores que têm condições para se mudar, eles de mudam, as regiões de onde eles saem fica carente de pessoas qualificadas, pois estas de migraram para os centros, onde há melhores salários. O que a longo prazo faz com que os centros cresçam cada vez mais e as periferias não evoluam.(IMAGEM)

ESTUDO DE CAMPO

MACAÉ E SEU INCRÍVEL CRESCIMENTO ECONÔMICO

A força econômica do município de Macaé é o Petróleo, em 1970 a cidade foi escolhida pela Petrobrás para ser a sede de suas operações, na Bacia de Campos. Desde então, houve um grande crescimento econômico e populacional.

Segundo o IBGE, a população estimada pelo censo em 2010 era de 206.728 habitantes, a população estimada em 2021 é de 266.136 habitantes. Houve então um crescimento populacional de 28,74% no período de onze anos.

Macaé conta com uma gama de variedades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (45.7 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com