TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LIBERALISMO ECONÔMICO

Por:   •  7/10/2019  •  Seminário  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 2

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Economia

Marlon Aprigio Assis – DIR- MA1

 São Paulo,4 de setembro de 2019.

                                              LIBERALISMO ECONOMICO

           O liberalismo surgiu no século XVIII tendo como seu principal expoente Adam Smith ( 1723 – 1790 ), que defendia a não intervenção estatal na economia, livre concorrência, câmbio livre e propriedade privada. As ideias liberais rebatiam principalmente o mercantilismo e os fisiocratas, os quais achavam que o Estado devia intervir na economia, cobrar altos impostos e proteger os grêmios das profissões sem dar espaço a livre iniciativa.

          Na ótica liberal, os indivíduos são os mais importantes agentes econômicos, de modo que se há algum desajuste o próprio mercado se corrigirá, ou seja, o mercado é autorregulador. É desse ideal que surge a expressão em francês “Laisse Faire, Laisse Passer” ( deixai fazer, deixai passar). O papel do Estado nesse modelo é manter o ordem, a paz e proteger a propriedade privada.

          Além disso, outra característica ser estudada é a livre concorrência. Os indivíduos tem a liberdade de produzir mercadorias, de forma que o mercado teria a liberdade de fixar preços, controlar a qualidade e a demanda de mercadorias através da oferta e procura. O câmbio livre,  por sua vez, tem como objetivo reduzir as tarifas alfandegárias e consequentemente o protecionismo, facilitando o comércio internacional.

         Nesse viés, há também o conceito de vantagem corporativa, proposto por David Ricardo. Nesse conceito existe uma divisão internacional do trabalho e cada país tinha de focar naquilo que é mais economicamente vantajoso em comparação aos outros países. Por exemplo, um país X que possui o maior potencial de produção agrícola, com uma vasta área fértil para plantação e um clima favorável deve focar nesse tipo de produção. Entretanto, no século XVIII ainda existiam colônias e os liberais acreditavam que alguns países colonizados deveriam continuar a fornecer produtos agrícolas enquanto os industrializados deveriam competir.

         Outro autor importante nessa corrente de pensamento foi Thomas Robert Malthus, o qual estudou o crescimento das populações e a capacidade dos recursos naturais para mantê-las. Desta maneira, acredita que os recursos crescem em proporções aritméticas e a população cresce em proporções geométricas. Assim, guerras, desastres naturais e epidemias funcionariam como um regulador das necessidades de consumo em consonância com o tamanho da população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (40.7 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com