TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mercado de Capitais

Por:   •  5/11/2018  •  Resenha  •  1.595 Palavras (7 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 7
  • Fluxo Circular da Renda

O fluxo circular da renda se inicia com a participação de dois tipos de agentes: famílias e empresas. As famílias são as detentoras dos fatores de produção e as empresas que utilizam, por determinado preço, seus recursos. Quando se incorpora o processo de acumulação de capitais e dos fluxos de financiamento, teremos dois novos componentes: os bens destinados ao consumo e os bens destinados a acumulação.

A existência de bens destinados a acumulação nos leva a necessidade da utilização dos intermediários financeiros, surgindo, assim, os mercados financeiros. A necessidade da existência de bens públicos justifica a incorporação do governo ao fluxo.

  • Moeda e Sistema financeiro

Podemos definir moeda como um conjunto de ativos financeiros de uma economia que os agentes utilizam em suas transações.

As características das moedas são: indestrutível, inalterável, homogênea, durável e transferível.

Já as funções da moeda são: instrumento de troca, reserva de valor e unidades de conta.

O sistema financeiro de um país é composto por: instrumentos financeiros, instituições financeiras e mercados financeiros.

  • Instrumentos Financeiros

Os instrumentos financeiros são emitidos por instituições financeiras, empresas e governo, sendo que cada um possui características específicas de risco, liquidez e rentabilidade e pode ser classificado como instrumentos de propriedade ou de dívida.

Os instrumentos financeiros podem ser classificados como instrumentos emitidos por emitidos por instituições financeiras (depósitos a vista ou depósitos em conta corrente, depósitos a prazo, letras de câmbio e letras hipotecárias), instrumentos financeiros emitidos por empresas não financeiras (ações, debêntures e notas promissórias) e títulos emitidos pelo Tesouro Nacional.

  • Instituições Financeiras

  • Mercados Financeiros

Os mercados financeiros são aqueles em que os instrumentos financeiros podem ser transacionados. É composto por quatro segmentos: monetário, de capitais, de crédito e de câmbio.

  • Intermediações e desintermediações financeiras

  • Rentabilidade absoluta x rentabilidade relativa
  • Rentabilidade esperada x rentabilidade observada

Rentabilidade observada: está relacionada com o conceito de passado. É a rentabilidade divulgada pelos fundos de investimento.

Rentabilidade esperada: é calculada como a média da rentabilidade observada. Representa uma expectativa (esperança) de retorno do investidor.

  • Liquidez

Maior ou menor facilidade de se negociar um ativo, convertendo-o em dinheiro.

  • Risco x Retorno

Considerando que os investidores são racionais, concluímos que os mesmos só estarão dispostos a correrem maior risco em uma aplicação financeira para ir em busca de maiores retornos.

Segundo o princípio da dominância, entre dois investimentos de mesmo retorno, o investidor prefere o de menor risco e entre dois investimentos de mesmo risco, o investidor prefere o de maior rentabilidade.

  • Diversificação (Risco sistemático x risco não sistemático)

Risco sistemático: é a parte da volatilidade do ativo que tem em sua origem em fatores comuns a todos os ativos de mercado.

Risco não sistemático (ou específico): é a parte da volatilidade do ativo que tem em sua origem em características do ativo.

  • Medidas de Risco (Variância, desvio padrão, correlação)

Sinônimo de volatilidade. Quanto maior o valor, maior o risco. Mede oscilação dos ativos.

Mensura a inter-relação entre duas variáveis. Oscila de -1 a 1. Quanto menor o índice, maior o grau de diversificação.

  • Tracking Error

É dado pelo desvio-padrão das diferenças entre os retornos de um fundo e os retornos do seu benchmark em um determinado período. Quanto mais “volátil” forem as diferenças, maior será seu tracking error.

  • Erro Quadrático Médio (EQM)

O erro quadrático médio é calculado pela media das diferenças ao quadrado entre os retornos de um fundo de seu benchmark.

  • Índice de Sharpe

Mede o quanto o prêmio é recebido por risco assumido.

  • Beta

Em relação ao coeficiente beta, este tornou-se uma medida popular de risco, pois simplifica o problema quando relaciona a variabilidade do retorno da carteira do mercado.

O beta pode assumir valores como: β > 1 → a carteira de ativos oscila mais que a carteira de mercado;

β = 1 → a carteira de ativos tem o mesmo risco que a carteira de mercado;

β < 1 → a carteira de ativos é menos arriscada que a carteira de mercado.

  • Princípio da Dominância

O princípio da dominância diz que, para investimentos de mesmo retorno potencial, o investidor racional escolherá aquele que apresentar menor risco.

Em caso de investimentos com o mesmo risco o investidor racional escolherá o investimento de maior retorno.

  • Duration de Macaulay

É o prazo médio ponderado do titulo de renda fixa. Em geral, quanto maior a duration mais cairá o preço do título, se a taxa de juros aumentar.

  • Convexidade

Quanto maior a convexidade de um título, menor será seu efeito de mudanças em seu preço decorrente de variações da taxa de juros e vice-versa.

  • Tipos de Risco

Risco de Liquidez: trata-se da dificuldade de vender um determinado ativo pelo preço e no momento desejado. A realização da operação, se ela for possível, implica numa alteração substancial nos preços do mercado. Caracteriza-se quando o ativo possui muitos vendedores e poucos compradores. Ex.: imóvel.

Risco de Crédito: está associado a possíveis perdas que um credor possa ter pelo não pagamento por parte do devedor dos compromissos assumidos em uma data acertada, seja este compromisso juros ou o principal. Ex.: títulos.

Risco País: o risco país tem sua origem na possibilidade de um país não honrar seus compromissos, ou seja, não ter capacidade de gerar recursos para o pagamento de suas obrigações com credores externos. O risco país também pode ser gerado pelo risco político ou soberano quando se criam restrições ao livre fluxo de capitais, impondo controles cambiais que impossibilitam a remuneração dos investidores externos. Ex.: golpes militares, políticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (203.9 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com