TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mercado de Capitais e Crescimento Econômico

Por:   •  24/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 2

 Sobre os determinantes e o desenvolvimento financeiro, como se dá o “racional” / causa-efeito, entre os determinantes e o desenvolvimento financeiro?

Esses dois estão minimamente relacionados e apresentam uma forte simbiose, as causas e consequências de um afetam fortemente o outro e vice-versa. Dentre eles, podemos citar a correlação entre os totais de ativos financeiros de um país e o seu Produto Interno Bruto (PIB).

Seguindo raciocino acima, as relações entre o mercado financeiro e os impactos de reformas, sendo elas positivas ou negativas, afetam no desenvolvimento saudável desse mercado, afetando os aspectos econômicos do país como consequência. Além disso, fatores como a inflação e a flutuação da valorização da moeda local, são aspectos importantes e que também estão inseridos nessa lógica.

 Qual a importância / impacto de cada uma das decisões / reformas em cada um dos três estágios implementados no Chile?

Essas decisões ocasionaram diversos impactos positivos na economia chilena e por consequência uma melhora positiva no desenvolvimento do país. Isso se deu em decorrência de uma série de reformas, as quais foram divididas em três estágios a serem cumpridos.

O primeiro estágio deu-se início em decorrência da estabilidade macroeconômica do país, graças ao combate a inflação, da reforma fiscal e do equilíbrio no balanço de pagamentos. O Segundo estágio abrangeu diversas reformas microeconomias. Por fim, o terceiro estágio baseou-se na melhoria das instituições do país.

Esses estágios transformaram o Chile em uma das maiores potencias econômicas da América do Sul e dos países emergentes, apesar de focar em fatores econômicos, essas melhorias acabaram afetando positivamente todos os outros setores importantes do país.

 Qual motivo de o mercado secundário de título públicos e privados ainda ser incipiente no Brasil?

Por diversos motivos, dentre eles podemos citar o fato da existência de títulos públicos indexados a taxa básica de juros diária, decorrente a isso a as suas poucas volatilidades no valor dos seus preços dão pouca estimulação nas suas negociações no mercado secundário. Por fim, o Brasil sofre uma alta tributação em suas intermediações financeiras, o que ocasiona a incipiência desse mercado no país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com