TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Microsoft

Por:   •  21/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.340 Palavras (6 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 6

          A Microsoft foi fundada em 1975 por dois amigos que se conheceram ainda no colégio, Bill Gates e Paul Allen, que no inicio foi pretendido desenvolver um software em linguagem Basic para o computador Altair 8800, que é considerado por muitos o primeiro computador da história. No final de 1976 a empresa fechou com o balanço de $16,005 dólares de renda, no mesmo ano o nome Microsoft já tinha sido registrado oficialmente como marca. Em 1978 Bill Gates juntamente com o professor e empreendedor da Microsoft Kazuhiko Nishi, visava criar o primeiro escritório da empresa fora dos EUA, o ASCII Microsoft no Japão. Esse ano foi muito marcante, pois a marca fecharia o ano fiscal com mais de 1 milhão de dólares em vendas no ano.

Nos anos 80, Bill Gates e Steve Jobs, de certa forma eram parceiros. A Apple trabalhava produzindo computadores para a IBM enquanto a Microsoft desenvolvia o sistema operacional MS-DOS, também para a IBM. Meados da década de 80 a Microsoft passou a vender sistemas para os computadores da Apple, para se ter uma ideia, nessa época metade da receita da Microsoft vinha da venda de softwares para os computadores da Apple. Quando Bill Gates lançou a primeira versão do sistema operacional Windows, a Apple e a Microsoft começaram a se colocar em campos oposto no fim da década de 80, pois a Apple não gostou muito da ideia pois achou que Bill Gates estava copiando o Macintosh da Apple, então entraram na justiça contra a Microsoft e o precesso se arrastou por seis anos, no final a Apple saiu derrotada dos tribunais, mas já era tarde demais, de qualquer forma a Microsoft, com o sistema operacional Windows, havia dominado quase que completamente o mercado.

        Nesse momento da História Bill Gates e Paul Allen colocaram uma cláusula no contrato com a IBM, com a popularidade dos computadores da IBM o sistema operacional da Microsoft se tornaria padrão na indústria de computadores pessoais, gerando um monopólio sobre o mercado de sistemas operacionais que a Microsoft nunca mais perderia. Em 1982 a empresa, começaria a desenvolver aplicações para o Macintosh da Apple, lançaria o Cobol e a planilha eletrônica Multiplan. O próprio Word seria lançado em 1983 e distribuído encartado nas revistas PC World.

De 1985 a 1987 o sistema operacional venderia mais de 500 mil unidades ao preço de U$$ 99 dólares cada.

        Deixando o contexto histórico de lado, vamos adentrar no âmbito econômico da empresa.

        Atualmente a Microsoft é uma das maiores empresas do mundo e seu dono Bill Gates é considerado o homem mais rico do mundo com a sua fortuna de 86 bilhões de dólares.

        Os principais produtos da Microsoft  que são o sistema operacional Windows e o pacote de aplicativos Office, são máquinas de fazer dinheiro, em um dos últimos anos fiscais a divisão do Windows foi responsável por 27% do faturamento da empresa e por 45% do lucros, a divisão Business, que inclui o Office, respondeu por 32% das rendas e por 52% dos ganhos. A Microsoft tem se esforçado  para diversificar e para se adaptar à mudança do mercado. A computação está indo para a nuvem, e a empresa é uma das que mais investem em centros de dados para oferecer software como serviço. É difícil pensar na Microsoft sem ligá-la ao Windows, mas o sistema operacional não é mais o grande responsável pelos ganhos da empresa, o Windows ficou para trás, desde 2012 o líder dos relatórios para investidores da Microsoft é o departamento de computação em nuvens , para simplificar, o Microsoft Azure é a computação em nuvem, que é o fornecimento de serviços de computação, em vez de acessar arquivos e dados do local ou de um computador, onde se pode acessar online, de qualquer dispositivo com acesso à internet , as informações estarão disponíveis em qualquer lugar, a qualquer hora.

A Microsoft cresceu e atingiu o topo e descobriu um novo rumo, apesar de muitas inovações pelos mercados diferentes, está se saindo muito bem a longo prazo vai lucrar muito mais, a Microsoft tem uma coisa que todos querem ter: tamanho, e ela usa isso muito bem para conseguir lucrar mais em cima de sus concorrentes diretos.

        O centro de tudo isso está no grande portfólio da Microsoft, que possuiu várias invenções registradas que são fundamentais no desenvolvimento de um smartphone com Android, devido a isso, para que um fabricante tenha o livre acesso ao seu uso é necessário o pagamento de royalties, ou seja, basicamente toda empresa que faz uso do Android precisa de várias patentes d Microsoft para fazer com o que o telefone funcione como deveria, então eles fazem um acordo comercial com o pagamento de licenciamento de patentes. Uma dessas patentes mais conhecidas é uma que tem relação com o sistemas de arquivos da tabela de alocação de arquivos( FAT) da Microsoft, que remonta o MS-DOS, sem ele fica inviável trabalhar com cartões SD e gerenciamentos de memória. Por conta disso a Microsoft ganha muitos mais dinheiro com a venda de smartphones Android  do que seus próprios telefones com Windows, isso é porque a Microsoft chega a arrecadar de 5 a 15 dólares por cada aparelho vendido que tenha o sistema Android, o que significa em vendas globais mais de 2 bilhões de dólaresanuais. Enquanto empresas como a HTC pagam em cerca de 5 dólares por aparelho vendidos, outras como a Samsung chegam a pagar 15 dólares. O interessante é que a Microsoft chega  a receber mais do que o próprio Google por estas vendas, mesmo com as vendas dos sistemas de outras áreas, como, a loja de apps e uso de assinatura dos seus serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (52.2 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com