TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROPÓSITOS DA COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NA AMÉRICA

Por:   •  1/11/2017  •  Resenha  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 3

PROPÓSITOS DA COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NA AMÉRICA

        Segundo Caio Prado Júnior a colonização da América deu-se inicialmente da expansão marítima dos países Europeus por volta do século XV. Cabe salientar então a origem deste fenômeno ante ao qual é advindo do desenvolvimento do comércio continental europeu, anteriormente terrestre e limitado perante as vias de navegação.

        Fernando Novais, assim como outro autor já mencionado, desdobra seus entendimentos a partir da dinâmica econômica em que acredita ser a colonização um desdobramento da expansão comercial, ao desenvolvimento da economia mercantil.

        Nas palavras do primeiro autor mencionado, a grande navegação oceânica estava aberta, e todos procuravam tirar partido dela. Tudo se resume em prol da extensa rede comercial a que se importam os países europeus em meados do século XV.

        Para Novais, a expansão marítima na verdade, baseou-se no Estado centralizado, constituindo-se aquela em fatos essenciais do poder do Estado metropolitano. Países como Portugal, Espanha, França, dentre outros, tinham por objetivo constituir seus impérios coloniais, assim, emolduram-se em paralelo às tensões as histórias da colonização e do sistema colonial.

        “O sistema de colonização que a política econômica mercantilista visa desenvolver tem em mira os mesmos fins mais gerais do mercantilismo e a eles se subordina”. Assim, este autor vê o monopólio do comércio das colônias pela metrópole como fator dominante à origem destas.

        No entanto, haja vista a localização geográfica dos portugueses, estes receberam papel de pioneiros na expansão e assim, foram descobrindo as Ilhas, tal qual Cabo Verde, Madeira, Açores, e prosseguiram para o sul. Na costa africana tiraram proveito do marfim, do ouro, dos escravos; já na Índia, buscam especiarias. Todavia, a América não passou, inicialmente, de um obstáculo aos planos portugueses.        

        Os colonos buscavam terras que lhe oferecessem garantias não encontradas mais em seu país de origem.

        Os principais objetivos de Portugal era povoar e organizar a produção. Porém, apenas no século XVIII intensificarão a colonização na América do Sul e a levarão para o centro do continente. Esperava-se, a princípio, encontrar metais, mas se depararam em maior extensão com madeira, peles, pesca, e posteriormente, a agricultura.

        No Brasil, a colonização tem início dentro da estrutura monopolista, consequência do histórico da expansão marítima. E sua produção colonial se ajusta de acordo com as necessidades da procura europeia.

        Novais ainda analisa o sistema colonial na perspectiva do trabalho, explicitando a vasta tentativa de coibir a escravidão dos ameríndios; o lucro embalsou as atividades dos europeus de modo que o tráfico mercantil baseou-se apenas no capitalismo.

        Caio Prado também visualizou a dominante escravidão praticada pelos colonizadores, ao qual enfatizou seu grande valor comercial, e, assim, conclui que, o real sentido da colonização é a exploração de, em suas palavras, recursos naturais de um território virgem em proveito do comércio europeu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (64.5 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com