TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

Tese: O QUE É ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  Tese  •  2.530 Palavras (11 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 11

1 – ETAPA 1 – O QUE É ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA; TIPOS DE NEGÓCIOS

1.1– PASSOS 1 E 2 - PESQUISAS

O planejamento financeiro estabelece o modo pelo quais os objetivos podem ser alcançados. Manter o controle financeiro é de suma importância para qualquer empresa.

O controle e o planejamento financeiro se fazem necessários em qualquer tipo de empresa, independente de seu ramo de atuação, em geral, as micro e pequenas empresas, apresentam um quadro crítico, devido ao fato de possuírem baixo conhecimento de técnicas administrativas, associado aos problemas de falta de capital de giro.

O planejamento financeiro estabelece o método pelo qual as metas financeiras devem ser atingidas. A meta mais frequente adotada pelas empresas é o crescimento.

Existem empresas que traçam toda sua estratégia num minucioso mecanismo de planejamento. É uma forma de gerenciamento dentre várias. Porém o planejamento financeiro pode contemplar um orçamento gerencial de forma a associá-los às demais necessidade de controle. Por isso, o planejamento financeiro pode ser visto como uma ferramenta ampla no atendimento às necessidades de gerenciamento das empresas.

Ferramentas de Controle Financeiro

Existem diversas ferramentas que podem contribuir para o processo de gerenciamento de uma empresa, aqui restringida a duas ferramentas de grande importância para o controle financeiro das organizações, como fluxo de caixa e orçamento, entende-se como fluxo de caixa o registro e controle sobre a movimentação do caixa de qualquer empresa, expressando as entradas e saídas de recursos financeiros ocorridos em determinados períodos de tempo. (CAMPOS FILHO, 1997). O fluxo de caixa é considerado um dos principais instrumentos de análises e avaliação de uma empresa, pode-se afirmar que o fluxo de caixa é demonstração visual das receitas e despesas distribuídas pela linha do tempo futuro. O fluxo de caixa constitui ferramenta de fundamental importância para a boa administração e avaliação das organizações. A sua adoção possibilita uma boa gestão dos recursos financeiros, evitando situações de insolvência ou falta de liquidez que representam sérias ameaças à continuidade das organizações.

Orçamento é uma ferramenta de gestão que explicita as intenções da empresa em termos financeiros. O orçamento é uma ferramenta adotada para o controle de suas finanças, sendo que contemplam duas das funções básicas propostas por TAYLOR (1978): o planejamento e o controle.

O orçamento é um resumo dos planos da empresa, e estabelece metas específicas das atividades de venda, produção, distribuição, financeira, etc. e, que geralmente, é representado por um orçamento de caixa, uma demonstração de resultado orçada e um balanço patrimonial orçado.

Entre as muitas vantagens que temos em possuir um orçamento bem elaborado, podemos apresentar alguns itens importantes como, fornecer um meio de transmitir os planos da administração a toda à organização; forçar os administradores a pensar no futuro e planejá-lo; revelar as possíveis falhas ou problemas que a empresa pode vir a encontrar antes que eles ocorram; e definir metas que servirão de níveis de referência para a subsequente avaliação de desempenho.

Em sua maioria, os modelos de planejamento financeiro exigem que seu usuário especifique algumas hipóteses a respeito do futuro. Os modelos podem ser muito diferentes em termos de complexidade dependendo da empresa, mais muitos identificam o orçamento de receitas e despesas. Outra particularidade que pode ser considerada nas micro e pequenas empresas, no que envolve o controle financeiro, estão ligadas ao porte, ou seja, ao baixo nível de complexidade de suas operações, fato esse que pode ser bem aproveitado. Pois muitas vezes os sócios executam desde as tarefas operacionais até as tarefas gerenciais. Isso possibilita que ele tenha um conhecimento maior de suas atividades como um todo, fato que pode contribuir para o gerenciamento da empresa, já que a decisão e controle de todos os setores passam por sua decisão.

O planejamento estratégico apresenta-se como uma ferramenta administrativa que auxilia a operacionalização. O processo de planejamento estratégico proporciona reflexão, análise e melhor interação da empresa com o seu ambiente interno e externo, o que auxilia na direção das ações e dos recursos da empresa, para assim atingir os objetivos.

É importante que seja feita um planejamento financeiro nas pequenas empresas, pois elas são consideradas de grande importância no crescimento e na maturação de uma economia e é grande responsável pela geração de oportunidades para a população disponível no mercado de trabalho. Representam muito dentro do contexto da economia brasileira, se destacam nos setores de comércio e prestação de serviços.

Em relação a gestão nas pequenas empresas possuem algumas particularidades, decorrentes de sua estrutura, que influenciam a sua gestão e a atuação no mercado. Desta forma, os estudos relativos às suas técnicas de gestão são fundamentais para a melhor utilização destas e alocação eficaz dos seus escassos recursos. Na grande maioria das vezes as pequenas empresas não necessitam de técnicas complexas de gestão, apenas formas adequadas às suas especificidades.

Nas pequenas empresas as mudanças ocorrem rapidamente, em tempo curto e em grande extensão, que pode não proporcionar bons resultados, por isso é importante que o planejamento seja feito com revisão semestral ou trimestral, ao invés de ser anual. Elas não conseguem competir em várias frentes, necessitam selecionar as suas ações e não possuem reservas financeiras para sobreviverem a erros, sendo obrigadas a avaliar os seus movimentos e assim serem sempre assertivos, deve ser um processo de aprendizado continuo, pois, com o tempo, os membros da organização aprenderão cada vez mais sobre suas capacidades e limitações, sobre ameaças e oportunidades seu ambiente e sobre o próprio sucesso. A medida que for surgindo a capacidade de elaboração do planejamento estratégico, o processo e os planos resultantes poderão vir a ser mais sofisticados.

PV =_FV_ = 1 = 0,9434

(1 + i) ¹ (1+ 0,06) ¹

PV =_FV_ = 1 = 0,8928

(1 + i) ¹ (1+ 0,12) ¹

REALIZAR ANÁLISE NA VISÃO DE INVESTIDOR X TOMADOR

Na visão do aplicador ele provavelmente escolheria a taxa de retorno de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com