TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É GESTÃO FINANCEIRA?

Tese: O QUE É GESTÃO FINANCEIRA?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  Tese  •  1.584 Palavras (7 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 7

2.1 O QUE É GESTÃO FINANCEIRA?

É um conjunto de atividades administrativas que envolvem as bases da administração, planejamento, análise e controle, com o objetivo de maximizar os resultados econômicos e/ou financeiros gerados pelas operações empresariais.

Entre as funções da atividade, estão à integração das ações de obtenção, operação e controle dos recursos financeiros; determinação das necessidades dos recursos financeiros; planejamento e inventário dos recursos disponíveis; captação de recursos externos de forma eficiente (em relação aos custos, prazos, condições fiscais e demais condições); e aplicação e equilíbrio adequados na perspectiva da eficiência e rentabilidade.

2.2 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO FINANCEIRA NA EMPRESA

O Objetivo da gestão financeira é melhorar os resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimônio por meio da geração do lucro líquido proveniente das atividades operacionais, mas nem sempre ocorre uma adequada gestão financeira na empresa.

Uma gestão correta permite que se visualize a atual situação da empreas. Registros adequados permitem análises e colaboram com o planejamento para otimizar resultados. A gestão financeira abrange muitos aspectos dentro da empresa, tudo necessita de um certo cálculo financeiro.

2.3.1 Papel do Gestor financeiro na Organização:

O gestor moderno precisa de uma boa formação generalista, visão sistêmica e integrativa de todo o negócio e deve estar em contato permanente com todas as áreas da empresa, controlando e fomentando o negócio com informações estratégicas. A crescente complexidade no mundo dos negócios determinou, ainda, que o responsável pela área financeira desenvolvesse uma visão mais integrativa da empresa e de seu relacionamento com o ambiente externo.

O administrador financeiro pode ser um diretor, gerente ou apenas um controlador, mas cabe a esse profissional estar preocupado com a obtenção, a análise e o controle dos recursos financeiros, e dos resultados econômicos da empresa ou de uma de suas atividades.

A gestão dos recursos financeiros da empresa vai além da simples negociação de prazos e de juros de uma transação de investimento. A otimização dos recursos financeiros pressupõe interações contínuas do administrador com os clientes, acionista, investidores, instituições financeiras, autoridades, regulamentação, bem como o acompanhamento constantes de taxas, práticas, riscos, parâmetros do mercado que, por natureza, é dinâmico e volátil.

Hoji (2004, p.21) destaca três funções básicas de um administrador financeiro:

- Análise, planejamento e controle financeiro;

- Tomadas de decisões de investimento; e.

- Tomadas de decisões de financiamentos.

O empresário deve estar atento a estas funções básicas em seu negócio. Deve analisar, planejar e controlar o uso de seus recursos financeiros e tomar decisões de investimentos e financiamentos precisas e inteligentes.

2.4 FERRAMENTAS UTILIZADAS PELO GESTOR NA TOMADA DE DECISÕES:

Para realizar essas funções, tanto o gestor financeiro, quanto o empresário usará de relatórios, ferramentas e técnicas de finanças corporativas. Os relatórios mais comuns e eficazes na gestão financeira são: o Balanço Patrimonial (BP), o Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE) e o Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC). .

2.7 FALHAS MAIS COMUNS NA GESTÃO FINANCEIRA

A Inexistência de uma adequada gestão financeira pelas empresas provoca uma série de problemas de análises, planejamento e controle financeiro das suas atividades operacionais, entre os quais citamos:

- Não ter as informações corretas sobre o saldo da caixa, valor dos estoques das mercadorias, valor das contas a receber, valor das contas a pagar, volume das despesas fixas ou financeiras, etc.

- Não saber se a empresa está obtendo lucro, ou não, em suas atividades operacionais, porque não elaboram o demonstrativo de resultados.

- Não calcular corretamente o preço de venda de seus produtos, porque não conhecem seus custos e despesas.

- Não conhecer corretamente o volume e a origem dos recebimentos, e o volume e o destino dos pagamentos, porque não elaboram o fluxo de caixa.

- Não saber o valor patrimonial da empresa, porque não elaboram o balanço patrimonial.

- Não conhecer corretamente o custo das mercadorias vendidas, porque não fazem um registro adequado do estoque de mercadoria.

- Não saber corretamente o valor das despesas fixas da empresa, por não ser feito a separação das despesas pessoais dos sócios em relação às despesas da empresa.

- Não saber administrar corretamente o capital de giro da organização pois não possuem conhecimento do ciclo financeiro de suas operações.

- Não fazer análise e planejamento financeiro da empresa, porque não tem um sistema de informação gerencial (fluxo de caixa, demonstrativo de resultados e balanço patrimonial).

Fluxo de Caixa

Fluxo de Caixa é um Instrumento de gestão financeira que projeta para

períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros da

empresa, indicando como será o saldo de caixa para o período projetado.

De fácil elaboração para as empresas que possuem os controles financeiros

bem organizados, ele deve ser utilizado para controle e, principalmente, como

instrumento na tomada de decisões.

O Fluxo de Caixa deve ser considerado como uma estrutura flexível, no qual o

empresário deve inserir informações de entradas e saídas conforme as

necessidades da empresa.

Com as informações do Fluxo de Caixa, o empresário pode elaborar a

Estrutura Gerencial de Resultados, a Análise de Sensibilidade, calcular a

Rentabilidade, a Lucratividade, o Ponto de Equilíbrio e o Prazo de retorno do

investimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com