TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Recuo na economia brasileira no primeiro

Por:   •  4/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 3

Recuo na economia brasileira no primeiro trimestre de 2018

Qual o atual cenário da economia brasileira?

A economia brasileira registrou retração de 0,13% no primeiro trimestre de 2018, indica o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), uma espécie de "prévia ou estimativa" do Produto Interno Bruto (PIB), divulgado pelo Banco Central no dia 16 de maio de 2018. O recuo de 0,13% entre janeiro e março deste ano foi verificado na comparação com o quarto trimestre de 2017 (outubro a dezembro).

 O comportamento não esperado da economia tbm pode ser observado nos dados do IBGE para indústria, comercio e serviços. A indústria brasileira ficou estagnada ( paralisada, não evoluiu ) e teve queda de 0,1%, frustrando as expectativas do mercado, que esperava um aumento de 0,5%, a queda foi provocada por retração no setor de bens intermediários ( matéria prima para produzir outros bens ) que correspondem a 60% da indústria nacional, os serviços encolheram 0,2% em relação ao final do ano passado e o comercio cresceu; pouco, aproximadamente 0,3%, mas abaixo das expectativas para o período. Os economistas estavam otimistas em relação a um crescimento econômico entre 2,5 e 3% para esse ano de 2018, mas por causa dos números do primeiro trimestre já diminuíram suas projeções para algo entre 1 e 2% para os mais otimistas.

Quais fatores influenciaram esse recuo econômico ?

O mercado de trabalho anda devagar, a taxa de desemprego é alta e as incertezas são grandes em relação a politica por ser ano de eleições, o que gera desconfiança e tem um impacto direto nas decisões de consumo e principalmente nos investimentos. A recuperação mais lenta da economia nacional, em velocidade muito abaixo da esperada pelas autoridades do governo federal, mostra a extensão do estragos econômicos  no pais. Diferentemente do que anuncia o governo, a queda da inflação oficial resulta da desaceleração do consumo, e não por uma melhora significativa na economia, algo que tem deixado os empresários e consumidores preocupados. Afinal, a economia pode empacar a qualquer momento por conta da dificuldades existentes na aprovação de medidas econômicas pelo Congresso Nacional, além da lentidão no combate ao desemprego. Considerando que a economia brasileira depende de forma preponderante do consumo, é impossível sonhar com dias melhores em curto espaço de tempo. Para aumentar o nível de preocupação, as taxas de juro ao consumidor nem de longe acompanham a Selic, atualmente em 6,5% ao ano.  O que gera um crédito mais caro por causa do risco de inadimplência.

Quais medidas o governo pode tomar para contornar essa situação ?

Se a indústria não produz e o consumo de bens e serviços sofre retração, a arrecadação do governo diminui, em contra partida os gastos públicos se mantem muito altos. Por ser um ano de incertezas politicas não se espera muito do governo. Mas uma das medidas que podem ser tomadas é quando o governo através de politica extrafiscal aumenta o valor dos tributos que incidem sobre alguns produtos. A politica extrafiscal tem caráter econômico e serve para tomar medidas urgentes no que se refere a arrecadação, uma vez que sua vigência é imediata .Os tributos “extrafiscais”, não possuem somente a função arrecadatória, eles são tbm agentes reguladores da economia nacional, são eles o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), Imposto de importação e imposto de exportação, o ICMS e a CIDE (Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico ),.. Os aumentos repentinos e consecutivos nos combustíveis ( Gasolina e diesel ) são um exemplo da aplicação dessa politica, e tem como objetivo aumentar a receita do governo através dos impostos, para tentar suprir e garantir a manutenção das contas públicas, uma vez que os tributos são uma das principais formas do governo para arrecadar dinheiro.. É extremamente necessário que a economia cresça, e que o pais se desenvolva economicamente, esse ano é um ano de eleger novos governantes, e isso terá um impacto direto no futuro do pais, é importante lembrar que no final é a população quem paga a conta a conta pela má gestão, uso indevido do dinheiro publico e pela corrupção no pais. Então é importante escolher bem na hora de votar, porque é o eleitor que escolhe os seus representantes e isso tem reflexo direto no seu futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (78.1 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com