TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de JIT - JIT

Pesquisas Acadêmicas: O conceito de JIT - JIT. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.408 Palavras (18 Páginas)  •  1.082 Visualizações

Página 1 de 18

O QUE É O JUST IN TIME?

Em seu aspecto mais básico, pode se tomar o conceito literal do JIT — o JIT significa produzir bens e serviços exatamente no momento em que são necessários — não antes para que não se transformem em estoque, e não depois para que seus clientes não tenham que esperar. Além deste elemento temporal do JIT, podemos adicionar as necessidades de qualidade e eficiência. Uma possível definição de JIT pode ser a seguinte: “O JIT visa atender à demanda instantaneamente, com qualidade perfeita e sem desperdícios.”

O QUE O JIT REQUER

Esta abordagem JIT coloca novas demandas importantes para a função de manufatura. Na verdade, o JIT requer idealmente alto desempenho em todos os objetivos de desempenho da produção.

• A qualidade deve ser alta porque distúrbios na produção devidos a erros de qualidade irão reduzir o fluxo de materiais, reduzir a confiabilidade interna de fornecimentos, além de gerar o aparecimento de estoques, caso os erros reduzam a taxa de produção em algum ponto da operação.

• A velocidade, em termos de rápido fluxo de materiais, é essencial caso se pretenda atender à demanda dos clientes diretamente com a produção, ao invés de através dos estoques.

• A confiabilidade é um pré-requisito para um fluxo rápido ou, olhando por outro lado, é muito difícil atingir fluxo rápido se o fornecimento de componentes ou os equipamentos não são confiáveis.

• A flexibilidade é especialmente importante para que se consiga produzir em lotes pequenos, atingindo-se fluxo rápido e lead times curtos. Estamos referindo-nos, aqui, principalmente às flexibilidades de mix e de volume.

O JIT COMO UMA FILOSOFIA DE PRODUÇÃO

1. Eliminar desperdícios

2. Envolvimento de todos

3. Aprimoramento contínuo

O JIT COMO UM CONJUNTO DE TÉCNICAS PARA A GESTÃO DA PRODUÇÃO

1. Práticas básicas de trabalho

2. Projeto para manufatura

3. Foco na produção

4. Máquinas pequenas e simples

5. Arranjo físico e fluxo

6. TPM

7. Redução de set-up

8. Envolvimento total das pessoas

9. Visibilidade

10. Fornecimento JIT

O JIT COMO UM MÉTODO DE PLANEJAMENTO E CONTROLE

1. Programação puxada

2. Controle kanban

3. Programação nivelada

4. Modelos mesclados

5. Sincronização

TEORIA DA ALTA DEPENDÊNCIA

Uma explicação para a abordagem just in time na gestão da produção é chamada de teoria da alta dependência.

Ela é derivada parcialmente da lógica que usamos anteriormente para descrever os benefícios de ter baixos estoques. Com altos estoques isolando cada estágio do processo produtivo, a dependência de cada etapa em relação às demais era baixa. Retire os estoques e sua dependência mútua aumenta. Este não é o único exemplo de alta dependência no JIT (e na prática japonesa em geral).

A prática JIT de dar autonomia aos funcionários de “chão de fábrica”, torna a empresa dependente de suas ações. O uso do conceito de cliente interno formaliza a dependência entre todas as partes da operação. O uso da Manutenção Produtiva Total (TPM — Total Productive Maintenance), assim como as políticas de desenvolvimento de fornecedores do JIT, são também exemplos de dependência.

ELIMINAR DESPERDÍCIOS

O desperdício pode ser definido como qualquer atividade que não agrega valor.

A Toyota identificou sete tipos de desperdício, os quais acredita-se serem aplicáveis em vários tipos de operações diferentes — tanto de serviço como de manufatura.

SUPERPRODUÇÃO

Produzir mais do que é imediatamente necessário para o próximo processo na produção é a maior das fontes de desperdício, de acordo com a Toyota.

Esta fonte de desperdício é coerente com a nossa definição inicial de JIT, na qual utilizamos a expressão “produzir no momento necessário”, isto é, no momento em que o cliente requer o produto.

TEMPO DE ESPERA

A maioria das empresas está consciente de que o tempo de espera constitui uma fonte de desperdício.

Eficiência de máquina e eficiência de mão-de-obra são duas medidas comuns e são largamente utilizadas para avaliar os tempos de espera de maquinas e mão-de-obra, respectivamente.

Menos óbvio é o montante de tempo de espera que ocorre quando os operadores estão ocupados produzindo estoque em processo, que não é necessário naquele momento.

TRANSPORTE

Embora o transporte claramente não agregue valor ao produto, as empresas normalmente aceitam esta atividade em seu processo como um “dado”.

A movimentação de materiais dentro da fábrica, assim como a dupla ou tripla movimentação do estoque em processo entre vários pontos de estocagem, pode tornar-se parte da prática padrão.

Por exemplo, a Raleigh Industries, um fabricante de bicicletas, descobriu no início de seu programa de aprimoramento que o quadro da bicicleta viajava um total de 10,5 km pela fábrica.

Mudanças no arranjo físico que aproximam os estágios do processo, aprimoramento nos métodos de transporte e na organização no local de trabalho são fatores importantes na redução dos desperdícios.

PROCESSO

No próprio processo, pode haver fontes de desperdício.

Algumas operações existem apenas em função do projeto ruim de componentes ou manutenção ruim, podendo portanto ser eliminadas. Alguns processos realmente representam desperdícios.

Numa determinada fábrica, os operadores tinham que dobrar os retalhos de uma guilhotina para que pudessem caber num pallet para transporte.

O pallet foi reprojetado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com