TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comparativo E Diferença Entre Jit E Mrp

Artigo: Comparativo E Diferença Entre Jit E Mrp. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  1.916 Palavras (8 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 8

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações

Trabalhos Gratuitos

Trabalho Completo Atividade Supervisionada Administração De Materiais

Atividade Supervisionada Administração De Materiais

Imprimir Trabalho!

Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Outras

Enviado por: AflitosCastelano 18 agosto 2013

Palavras: 1880 | Páginas: 8

4ª Série

Administração de Materiais

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:

 Favorecer a aprendizagem.

 Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.

 Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.

 Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.  Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem.

 Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.

 Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas relativos à profissão.

 Direcionar o estudante para a emancipação intelectual.

Para atingir esses objetivos, as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que será solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente desse desafio é essencial para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas na sua atuação no mercado de trabalho. Aproveite essa oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTOR:

Jerson Kitzberger Faculdade de Tecnologia Jaraguaense-FATEJ/FATEJA

.

CST em Logística – 4ª Série - Administração de Materiais

Jerson Kitzberger

Pág. 2 de 7

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades descritas a seguir:

 Tecnologias associadas aos instrumentos, técnicas e estratégias utilizadas na busca da qualidade, produtividade e competitividade das organizações.

 Abrange ações de planejamento, avaliação e gerenciamento de pessoas e processos referentes a negócios e serviços presentes em organizações públicas ou privadas, de todos os portes e ramos de atuação.

 Armazenagem, distribuição e transporte.

Produção Acadêmica

 Relatórios parciais, com os resultados das pesquisas realizadas nas diversas etapas  Apresentação final em Power Point.

 Relatório Final Plano de Administração de Materiais

Participação

Para a elaboração dessa atividade, os alunos deverão previamente organizar-se em equipes de 5 a 7 participantes e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina.

Essas equipes serão mantidas durante todas as etapas.

Padronização

O material escrito solicitado nessa atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padrão:

 em papel branco, formato A4;

 com margens esquerda e superior de 3 cm, direita e inferior de 2 cm;

 fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta;

 espaçamento de 1,5 entre linhas;

 se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas;  com capa, contendo:

 nome da Unidade de Ensino, Curso e Disciplina;

 nome e RA de cada participante;

 título da atividade;

 nome do professor da disciplina;  cidade e data da entrega.

1 Consultar o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Unianhanguera. Disponível em:

<http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

CST em Logística – 4ª Série - Administração de Materiais

Jerson Kitzberger

Pág. 3 de 7

DESAFIO

O grupo deverá elaborar um trabalho de consultoria sobre os aspectos administrativos da administração de materiais, de gestão de estoques, do processo de compras e das operações de almoxarifado em uma empresa. O trabalho envolverá a pesquisa teórica, por intermédio de diversos meios disponíveis como, livros, revistas e sites especializados, bem como, envolverá a pesquisa junto a uma empresa, cujo propósito é relacionar o aprendizado teórico com a prática desempenhada pela empresa. Ao final do trabalho os alunos poderão sugerir melhorias que possam ser implementadas pela empresa.

Esse desafio é importante para que os alunos entendam a importância da Administração de Materiais no contexto empresarial, buscando conhecer os fluxos de produtos nas empresas, passando pelo suprimento, controle, movimentação e armazenagem de materiais, objetivando uma visão integrada do seu gerenciamento e, assim, contribuindo para a formação profissional do acadêmico.

Objetivo do desafio

Elaborar um Relatório e uma Apresentação em Power Point de consultoria para Administração de Materiais.

ETAPA 1 (tempo para realização: 5 horas )

 Aula-tema: Introdução. Administração de materiais: conceitos gerais

Essa atividade é importante para ter uma visão macro da administração de materiais no contexto empresarial, pois possui função estratégica nas empresas, sendo responsável pelo fluxo de materiais de entrada, em processo e de produtos acabados.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Pesquisar no livro texto e fazer uma análise sobre a importância, responsabilidades e as atividades desempenhadas pela administração de materiais.

Passo 2 (Equipe)

Identificar uma empresa que possua atividades da administração de materiais. A empresa escolhida poderá ser uma em que um dos componentes do grupo trabalhe ou que um deles conheça.

Passo 3 (Equipe)

Agendar uma visita na empresa para conhecer todos os processos operacionais e administrativos relacionados à administração de materiais, destacando a estrutura organizacional da área de materiais, as atividades desenvolvidas nessa área, o planejamento de produção, o processo de compras, de armazenagem e movimentação de materiais na

CST em Logística – 4ª Série - Administração de Materiais

Jerson Kitzberger

Pág. 4 de 7

referida empresa. Identificar como se dá o fluxo de materiais, pode ser de um produto específico ou uma linha de produtos e os respectivos setores envolvidos na empresa.

Nota do autor: É importante elaborar um roteiro de perguntas a serem feitas e enviar à empresa antes da realização da visita. Como sugestão de um roteiro de perguntas poderá ser questionada a respeito da estrutura organizacional, quem gerencia a logística na empresa, quantas pessoas estão designadas para as tarefas operacionais da administração de materiais, como é feito o recebimento dos materiais, o controle dos estoques, como são feitas as compras de materiais na empresa, a programação da produção, como são realizados os procedimentos de armazenagem e movimentação dos materiais, incluindo os equipamentos disponíveis, entre outras perguntas. É importante obter a autorização formal da empresa para a realização da visita e divulgação dos dados.

Passo 4 (equipe)

Elaborar um relatório da visita técnica realizada. No relatório, informe (desde que autorizado formalmente pela empresa) o ramo de atuação da empresa, descrevendo os resultados observados na visita e fazer uma confrontação do referencial teórico, visto no passo 1, com a realidade existente na empresa, sugerindo algumas propostas de melhorias que possam ser implementadas pela empresa nessa área. Entregar o relatório dessa etapa ao professor.

ETAPA 2 (tempo para realização: 5 horas )

 Aula-tema: Dimensionamento e Controle de estoques.

Essa atividade é importante para compreender a importância da programação dos materiais, conhecendo a metodologia MRP e Just-in-Time/Kanban e sua influência na gestão dos estoques.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Passo 1 (Equipe)

Fazer uma pesquisa referente os sistemas “Materials Requirements Planning” e a produção “Just In Time”. Analise como cada um desses sistemas é utilizado na programação dos materiais e na redução dos estoques, indicando as vantagens e limitações de cada um dos sistemas.

Passo 2 (Equipe)

Fazer uma análise sobre os dois sistemas (MRP e Just in Time), confrontando com a realidade observada na visita realizada na empresa, conforme etapa 1 desta ATPS, destacando como ocorre a utilização desses sistemas e como eles poderão auxiliar nas operações da administração de materiais da empresa visitada. É importante que se tenha uma visão crítica do processo atualmente realizado e sugira melhorias nesse processo.

Passo 3 (Equipe)

Elaborar um relatório que resuma as principais informações obtidas na pesquisa realizada.

No relatório deverão ser descritos os principais dados pesquisados, além da análise efetuada

CST em Logística – 4ª Série - Administração de Materiais

Jerson Kitzberger

Pág. 5 de 7

sobre os processos observados na visita a empresa, realizada na etapa 1. Esse texto deverá ser entregue ao professor.

Nota do autor: o professor poderá dedicar um espaço em uma das aulas para debater sobre o tema.

ETAPA 3 (tempo para realização: 5 horas )

 Aula-tema: Administração de Compras

Essa atividade é importante para conhecer melhor os aspectos envolvidos no processo de gestão de compras, inclusive com a utilização de algumas formas alternativas de aquisição de materiais como, por exemplo, a tecnologia da informação.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Pesquisar sobre as formas diferenciadas de se efetuar o processo de aquisição de materiais nos principais aspectos relacionados a: - EDI (Electronic Data Interchange) / Centrais de compras em pequenas empresas / Leilões. Abordar os principais aspectos sobre os tópicos apontados acima, respondendo às questões:

1. O que é cada um deles;

2. Quais são suas características operacionais;

3. Quais as vantagens e desvantagens da sua utilização;

4. Quais as dificuldades encontradas na sua implementação.

Fontes de pesquisas:

 VIANA, João José. Administração de Materiais: um enfoque prático. São Paulo: Atlas, 2006.

 POZO, Hamilton. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais. São Paulo: Atlas, 2007.

 ARNOLD, J.R. Administração de Materiais. São Paulo: Atlas, 2008.

 Guia de Logística. Disponível em: <www.guialog.com.br>. Acesso em: 22 abr. 2013.

 Revista Tecnologística. Disponível em: <www.tecnologistica.com.br>. Acesso em: 22 abr. 2013.

 Revista Mundo Logística. Disponível em:

<http://www.revistamundologistica.com.br/>. Acesso em: 22 abr. 2013

 Inovação e Melhoramento da Administração Moderna. Disponível em: < www.imam.com.br>. Acesso em: 22 abr. 2013.

 Portal de Logística. Disponível em: < www.logweb.com.br>. Acesso em: 22 abr. 2013.

 Associação Brasileira de Logística. Disponível em: < www.aslog.org.br>. Acesso em: 22 abr. 2013.

 Associação Brasileira de Engenharia de Produção. Disponível em:

<http://www.abepro.org.br/>. Acesso em: 22 abr. 2013.

CST em Logística – 4ª Série - Administração de Materiais

Jerson Kitzberger

Pág. 6 de 7

Passo 2 (Equipe)

Discutir com seus colegas a respeito dos dados extraídos da pesquisa, fazendo uma análise crítica de cada uma das novas formas de realizar o processo de compras. Além disso, avaliar sobre essas maneiras diferenciadas de se efetuar as compras de produtos com vistas à redução de estoques e dos custos de aquisição, relacionando com os processos de compras na prática, observados na visita realizada na empresa, conforme etapa 1 da ATPS, e elaborar algumas propostas de melhorias que possam ser aplicadas na empresa.

Passo 3 (Equipe)

Elaborar um texto, contendo a análise feita pelo grupo sobre o assunto. Entregar o texto ao professor.

Nota do autor: O professor poderá dispor de um espaço durante a aula para debate desse tema entre os grupos.

ETAPA 4 (tempo para realização: 5 horas )

 Aula-tema: Gestão de materiais

Essa atividade é importante para conhecer melhor os equipamentos de movimentação e armazenagem utilizados pelas empresas.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Fazer uma pesquisa em livros e revistas especializadas e relacionar, pelo menos, 15 equipamentos de movimentação e armazenagem, como por exemplo: estruturas porta-

paletes, tipos de paletes, contentores, empilhadeiras, estanterias, ponte-rolante, rack metálico, cantilever etc. Fazer uma análise sobre os principais equipamentos de movimentação e armazenagem de materiais pesquisados, destacando-se as suas principais características, aplicações, formas de utilização etc.

Pesquise nas Fontes de pesquisa relacionadas na Etapa 3.

Passo 2 (Equipe)

Confrontar os diversos equipamentos observados na visita realizada à empresa, conforme etapa 1 da ATPS e fazer uma análise dos diversos equipamentos existentes com os equipamentos pesquisados nessa etapa. Avaliar sobre a possibilidade de melhorias nos processos de movimentação e armazenagem com a utilização de outros tipos de equipamentos que a empresa não possua e que possam ser aplicados. É importante analisar quanto à praticidade dos equipamentos e os ganhos em termos de produtividade para a empresa.

Passo 3 (Equipe)

CST em Logística – 4ª Série - Administração de Materiais

Jerson Kitzberger

Pág. 7 de 7

Elaborar um relatório da pesquisa, descrevendo os resultados obtidos na pesquisa sobre os diversos equipamentos utilizados na logística, bem como, dos equipamentos existentes. Poderão ser inclusos fotos ou figuras dos equipamentos. Fazer uma confrontação do referencial teórico com o prático observado na empresa e sugerir melhorias no processo de armazenagem e movimentação de materiais.

Passo 4 (Equipe)

Preparar uma apresentação em PowerPoint com duração aproximada de 15 minutos, para apresentar em sala de aula. Nessa apresentação deverão estar sintetizadas as informações da pesquisa realizada em todas as etapas, bem como, as sugestões de melhorias a serem apresentadas à empresa. O professor organizará a apresentação em sala de aula.

Livro Texto da disciplina:

DIAS, Marco Aurélio P.. Administração de materiais: princípios, conceitos e gestão. 6ª ed. São

...

Baixar como  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »