TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de empresa social

Artigo: O conceito de empresa social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  Artigo  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  929 Visualizações

Página 1 de 2

O trabalho a seguir tem como objetivo trazer um pouco mais do universo que é o empreendedorismo social.

Para entender o empreendedorismo social é necessário começarmos desvendando o próprio empreendedorismo para então a história do social. Vamos falar do perfil desses empreendedores, passando por empresas que acreditam no poder e potencial que projetos sociais podem ter diante a sociedade e milhões de pessoas.

Discutiremos sobre as Incubadoras, como são importantes para os empreendedores, como elas funcionam, o que elas oferecem e porque são fundamentais para determinados negócios.

1. Empreendedorismo

Para Dornelas (2001, p.37) o empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negocio para capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados. O processo empreendedor envolve todas as funções, atividades e ações associadas com a criação de novas empresas.

O empreendedorismo significa criar empresas ou produtos novos, agregar valor, é saber identificar oportunidades e transformá-las em um negócio que de lucro. A palavra empreendedor (entrepreneur) tem origem francesa e quer dizer aquele que assume riscos e começa algo novo.

Segundo Dornelas (2010), empreendedor é um indivíduo que apresenta características como:

Iniciativa para criar um novo negócio e paixão pelo que faz utilização de recursos disponíveis de forma criativa transformando o ambiente social e econômico, que tem potencial para saber os riscos calculados e a possibilidade de fracassar. Ou seja, o empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização.

O movimento no Brasil começou a tomar forma em 1990, quando entidades como SEBRAE(Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas) e Softex(Sociedade Brasileira para Exportação de Software) foram criadas. Foi com os programas criados no âmbito da Softex em todo país, junto a incubadoras de empresas e a universidades/cursos de ciências da computação/informática que o tema empreendedorismo começou a despertar na sociedade brasileira. A entidade foi criada com o intuito de levar as empresas de software do país ao mercado externo, por meio de varias ações que proporcionavam ao empresário de informática a capacitação em gestão e tecnologia.

A preocupação com a criação de pequenas empresas duradouras e a necessidade da diminuição das altas taxas de mortalidade desses empreendimentos são motivos para a popularidade do termo empreendedorismo, que recebe atenção do governo e de entidades de classe. Após varias tentativas de estabilização da economia e da imposição advinda do fenômeno da globalização, muitas grandes empresas brasileiras tiveram que procurar alternativas para aumentar a competitividade, reduzir os custos e manter-se no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com