TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de funcionamento do capital de giro

Artigo: O conceito de funcionamento do capital de giro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  Artigo  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 3

O capital de giro como estudamos está diretamente associado às fontes, as quais a empresa necessita para estabelecer seu crescimento. O capital de giro está também sujeito a exposições e riscos em diversas áreas, tais como recebíveis, contas a pagar, gerenciamento de estoques, gerenciamento de caixa, etc.

O capital de giro tem participação relevante no desempenho operacional das empresas, cobrindo geralmente mais da metade de seus ativos totais investidos. Uma gestão inadequada do capital de giro resulta normalmente em sérios problemas financeiros, contribuindo efetivamente para a formação de uma situação de insolvência.

Um conceito vital para a perpetuidade de uma empresa é o conceito do capital de giro operacional, suas variáveis e sua interpretação. Sua má gestão mata uma empresa rapidamente. Logo deve ser bem entendido e bem administrado.

Toda empresa, para poder realizar as atividades a que se propuseram quando da sua constituição, precisa de recursos financeiros que constituem o seu Capital de Giro.

As suas necessidades de recursos são dependentes de suas características operacionais, entre elas estão o seu Ciclo Operacional e Ciclo Financeiro. Uma perfeita adequação destes dois ciclos possibilitará um perfeito gerenciamento do seu Capital de Giro.

O Ciclo Operacional constitui-se no intervalo de tempo gasto pela empresa para executar todas as suas atividades operacionais que são, no caso de uma indústria: compra da matéria-prima, pagamento ao fornecedor, produção dos produtos, a estocagem dos produtos acabados, a venda da produção e o recebimento das contas geradas pelo processo comercial.

Constitui-se então o período em que a empresa utiliza-se de recursos próprios ou de terceiros para poder exercer as suas atividades de produção, no caso de indústrias, de estocagem, de financiamento de seus clientes até o recebimento de seus créditos originados de suas vendas.

Vejamos um exemplo para um melhor entendimento: uma determinada empresa que comercializa determinado produto efetua sua compra com um prazo de pagamento de 30 dias. O produto fica depositado em seu estoque por mais 20 dias, e decorrido este prazo, é vendido a um determinado cliente, com um prazo de 30 dias.

A administração do capital de giro assume relevante importância na atual conjuntura do mercado empresarial globalizado forçando o administrador a gerir com mais eficiência o capital de giro de sua empresa, haja vista estar relacionado diretamente com o ciclo operacional e com o giro dos negócios ditando desta forma sua fatia de mercado.

O capital de giro são os elementos circulantes, sejam eles do ativo ou passivo, caracterizado pela adequação do caixa, dos estoques, das duplicatas a receber e das duplicatas a pagar garantindo com isso uma margem razoável de segurança, através da otimização do ativo de modo a cobrir o seu passivo circulante fazendo com que a empresa honre suas dívidas com os fornecedores e servindo de valiosa fonte de dados para a tomada de decisão de seus investimentos. Podemos observar da seguinte forma os estágios do capital de giro, seja ele fixo onde necessariamente tem de dispor de um valor mínimo, seja variável ou sazonal, levando-se em conta os períodos dos anos ou a realização de promoções que procuram minimizar os custos com os estoques aumentando desta forma as duplicatas a receber que se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com