TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de planejamento

Tese: O conceito de planejamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Tese  •  1.280 Palavras (6 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 6

Conceito de planejamento.

Significado:

O planejamento consiste em uma importante tarefa de gestão e administração, que está relacionada com a preparação, organização e estruturação de um determinado objetivo. É essencial na tomada de decisões e execução dessas mesmas tarefas. Posteriormente, o planejamento também a confirmação se as decisões tomadas foram acertadas (feedback).

Um indivíduo que utiliza o planejamento como uma ferramenta no seu trabalho demonstra um interesse em prever e organizar ações e processos que vão acontecer no futuro, aumentando a sua racionalidade e eficácia.

Existem três níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional. O estudo dos sistemas, proposto por L. Bertalanffy, originou grandes avanços na área tecnológica do planejamento, revolucionando a educação, a organização militar e a forma como são tratados os problemas ecológicos.,

O conceito de planejamento tem um caráter multidisciplinar. Por exemplo, o planejamento econômico - que surgiu depois da II Guerra Mundial em alguns países ocidentais - tem como objetivo determinar objetivos e meios dentro de uma empresa, criando estratégias que culminam no benefício dessa mesma empresa.

No Brasil, o Ministério do Planejamento foi criado em Janeiro de1962, e o seu nome foi alterando ao longo dos anos, até se tornar no MPOG - Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Este ministério tem como alguns dos seus objetivos fazer o planejamento e coordenação de políticas de gestão da administração pública federal e viabilizar novas fontes de recursos para planos do Governo.

Fonte; Site Significados .com.br

Planejamento estratégico:

Denning apresenta um conceito clássico de estratégia empresarial.

A determinação da futura postura da empresa, com especial referencia à sua postura quanto aos seus produtos/mercados, sua lucratividade, seu tamanho, seu grau de inovação e suas relações com seus executivos, seus empregados e certas instituições externas.

Essa postura estratégica deve ser equacionada pelo planejamento estratégico da empresa. Para ele, o Planejamento estratégico é elaborado com base em três atividades básicas.

1- Analise ambiental: analise das condições e das variáveis ambientais, suas perspectivas atuais e futuras, as coações, as contigencias, os desafios e as oportunidades percebidas no contexto ambiental.

2- Analise organizacional: analise de condições atuais e futuras da empresa, recursos disponíveis e recursos necessários (incluindo tecnologia), potencialidades da empresa, sua estrutura organizacional, sua capacidade e competência.

3- Formulação de estratégias: tomada de decisões globais e abrangentes que produzirão efeitos no futuro da empresa dentro de um determinado horizonte estratégico, isto é, dentro de um determinado horizonte de tempo situado no longo prazo.

O planejamento estratégico representa como a estratégia será construída, formulada, implementada e avaliada, ou seja, a maneira como ela ser.

Fonte: PLT Administração Teoria, Processo e Pratica. PAG 136,137-IDALBERTO CHIAVENATO

Social.

Terceiro setor:

O Primeiro Setor é conhecido como setor publico. É o Estado nas esferas federal estadual e municipal. Ele deve prover as necessidades básicas e estruturais da população. Utiliza recursos públicos para fins públicos.

O segundo Setor é o Setor privado, representado pelas organizações com fins lucrativos que atuam no mercado, formado por empresas que oferecem serviços e produtos para a população. Aqui se encontra a utilização de recursos privados para fins privados.

O Terceiro setor é formado pela sociedade civil organizada na prestação de serviço ou apoio ao desenvolvimento das politicas sociais de interesse publico. Contribui para o fortalecimento da cidadania, da cultura democrática e para a construção de planos sustentáveis destinados à sociedade. Utiliza recursos públicos ou privados para fins sociais e comunitários

Fazem parte do Terceiro Setor as organizações não governamentais, sem fins lucrativos, incluídas no Código Civil (Lei n.º 10.402/02). São estabelecidas juridicamente em dois tipos: associações ou fundações.

FONTE: Centro de Voluntariado de São Paulo.

Voluntario e bem estar social:

No período pós-primeira guerra mundial, os países passaram a desenvolver politicas publicas para prestar atendimento aos necessitados criando o chamado “Estado de bem estar social”. O Brasil instituiu a lei de Declaração de Utilidade Publica em 1935, que regulamenta as relações entre governo e instituições filantrópicas. Nesse período, o governo brasileiro concentrou sua atenção ao trabalho formal, criando os principais pontos que concretizaram nossa legislação trabalhista atual.

Em 1942, é criada a Legião Brasileira de Assistência – LBA, presidida sempre por primeiras damas. A atitude do Estado era, portanto, a de cooperação com as organizações sociais, pois criava uma serie de incentivos para que a sociedade civil e as instituições privadas assumissem parte do atendimento ás necessidades emergenciais da população.

Durante essa faze a caridade e a benemerência e não o direito foram os principais reguladores das ações voluntarias e filantrópicas.

Voluntario Combativo:

Nos anos 70, apesar do estado ditatorial, são criadas as primeiras ONGS dos Pais, fomentadas por organizações europeias, com o intuito de promover

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com