TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de planejamento de produção

Tese: O conceito de planejamento de produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Tese  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 3

PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO

Conceito de Programação da Produção:

A programação da produção é o passo seguinte do planejamento da produção, esta programação parte da necessidade da produção ter um cronograma detalhado definido para a execução do plano de produção. Na programação da produção é estabelecida uma agenda de compromissos para todos os setores. Em uma programação de produção deve conter os seguintes itens: O que, Quanto, Quando e Onde.

A programação da produção tem como objetivo tornar o plano de produção em ordens de produção e de compra que serão executados por todos os setores da empresa direta ou indiretamente ligados a produção, a programação da produção visa ser a comunicação entre o planejamento, execução e o controle de produção da empresa. Os principais objetivos da programação da produção são:

* Coordenar e integrar todas as unidades da empresa ligadas direta ou indiretamente a produção.

* Garantir o cumprimento dos prazos das entregas de produtos aos clientes.

* Garantir a eficiência do estoque mantendo a matéria-prima e ferramentas que serão necessárias a produção.

* Fazer a distribuição correta das atividades aos setores da empresa buscando a melhor sequência das etapas da produção.

* Busca do melhor método de execução a fim de evitar desperdícios de matéria-prima e da utilização de mão de obra.

* Orientação da mão de obra sobre os métodos mais produtivos de utilização das máquinas e outras ferramentas da produção.

* Estabelecer os métodos de controle criando um padrão de qualidade a ser seguido.

TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO DE PRODUÇÃO

A programação da produção funciona através de técnicas e ferramentas, as técnicas de produção se resumem em cronogramas detalhados passo a passo de todo o processo e se utiliza na maioria das vezes através de gráficos como: gráfico de Gantt, o gráfico de montagem, o gráfico de carga entre outros: Gráfico de Grantt: este gráfico é utilizado para ilustrar os avanços das diferentes etapas do projeto, neste gráfico, neste gráfico pôr exemplo podem ser visualizadas as atividades que deverão ser executadas por cada membro da equipe e com isso facilitando o controle com o passar do tempo.

Gráfico de montagem: neste gráfico é ilustrado todo o processo de montagem de um produto ou serviço, por este gráfico é possível se acompanhar o processo como um todo.

Gráfico de carga: é um gráfico que pode utilizado em diversas partes do processo, este gráfico se caracteriza em estabelecer limites á setores ou ferramentas da empresa.

Em casos de maior porte complexidade a programação de produção utiliza técnicas mais sofisticadas como Program Evaluation Review Technique (PERT) ou Técnica de Avaliação e Revisão de Programas.

PERT: (Program Evaluation Review Technique) ou PERT é uma técnica que visa o acompanhamento e avaliação de programas, a PERT geralmente é utilizada no planejamento, na programação da produção ela utilizada com o objetivo de antecipar erros criando ações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com