TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito De Empreendedorismo

Ensaios: O Conceito De Empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  244 Palavras (1 Páginas)  •  324 Visualizações

O conceito de Empreendedorismo

Há alguns séculos, vem ocorrendo a passagem de uma cultura que poderíamos chamar de pré-industrial para uma cultura industrial. Esse fenômeno, que se estende desde o século XV até o século XX, introduz a dúvida e a incerteza na religião, na ciência, na filosofia, na arte, na economia. Não deixa de fazer o mesmo em relação à educação e à escola.

A partir de meados do século XX, a chamada cultura pós-industrial leva esta dúvida a extremos tais, que até mesmo as grandes preocupações das pessoas e dos grupos sociais começam a ser desestabilizados. Este cenário torna-se espaço para opções diferentes, nas quais pessoas e grupos vão se posicionar entre o mais extremo individualismo até o mais completo envolvimento com as questões sociais.

O empreendedorismo é uma ação que também vai ocorrer dentro desses extremos... podemos ser empreendedores preocupados em montar nosso próprio negócio e enriquecer ou assumirmos responsabilidades sociais nos nossos campos de ação sobre a realidade, seja nas organizações, empresas, famílias, grupos sociais, etc.

Parece-nos, então, que o primeiro passo para discutir o empreendedorismo seria buscar compreender como evoluiu o seu conceito, chegando à compreensão das linhas de pensamento em que se apóia, gerando as três principais possibilidades que se apresentam na atualidade: o empreendedorismo privado, o empreendedorismo de responsabilidade social e o empreendedorismo social. Isso porquê a adoção de cada uma delas, na prática, dependerá das motivações e capacidades pessoais, por um lado, e das condições e possibilidades sociais, por outro.

...