TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O efeito estufa e as mudanças climáticas globais

Por:   •  10/6/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 3

O efeito estufa e as mudanças climáticas globais

O Efeito Estufa é um fenômeno responsável por esquentar a superfície do planeta, graças à presença de uma atmosfera que contêm gases que evitam que a terra perca  o calor. Os principais gases que colaboram para o efeito estufa são o dióxido de carbono (CO2), gás metano (CH4) e o vapor-d’ água (H2O).

A energia solar chega à superfície da Terra, abrangendo a atmosfera, parte dessa radiação é refletida e volta para o espaço. A Terra é aquecida pela radiação infravermelha refletida pela superfície, os gases da atmosfera como o gás carbônico retêm parte da radiação infravermelha, o que promove o Efeito Estufa (LOPES, ROSSO, 2010).

[pic 1]

Fonte: https://www.todamateria.com.br/efeito-estufa/. Acesso em: 02, maio,2019.

O termo efeito estufa foi dado, pois pode ser colacionado ao fenômeno parecido que ocorre dentro de uma estufa, o vidro deixa a luz solar entrar, a luz aquece o solo e as plantas da estufa e é irradiada como infravermelho. O vidro atém parte desses raios dentro da estufa.

                              Todos os anos são realizados estudos por renomados pesquisadores que atuam no IPCC e os dados confirmam que o planeta está se aquecendo em níveis perigosos. De acordo com esses estudos, a causa principal é o aumento exagerado de gases na atmosfera, oriundos de ações antrópicas, precipitando o efeito estufa.

De acordo com o Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas das Nações Unidas (IPCC), as atividades humanas têm grande responsabilidade nas mudanças climáticas que estão ocorrendo no planeta:

O Quarto relatório de avaliação sobre a evolução desta problemática, publicado por esta organização em 2007, afirma que: (…) a maior parte do aquecimento global observado desde a segunda metade do século XX resulta, com uma probabilidade superior a 90%, das emissões para a atmosfera de gases com efeito de estufa provocadas pelas atividades humanas, (PINTO, 2010, p.39).

Os principais gases são provocados principalmente pela indústria, queimadas das florestas e a queima de combustíveis fósseis nos automóveis. De acordo com os estudos de mais de 3.000 cientistas de 131 países, o IPCC foi criado pela Organização das Nações Unidas - ONU, sendo a grande referência no assunto, classificando o Dióxido de Carbono (CO2) liberado pela queima de combustíveis fósseis como o principal vilão do aumento da temperatura global, causando o derretimento da calota polar, elevando o nível dos oceanos e inundando grandes áreas costeiras ou litorâneas.

As decorrências do aumento da temperatura da terra já podem ser observadas nos dias atuais, como degelo das calotas polares, aumento do nível do mar, mudança nas alterações climáticas, o que influencia não só as atividades humanas, mas também de todo o ecossistema, afetando a flora e a fauna de várias regiões (LOPES, ROSSO 2010)

Entretanto no Brasil as principais fontes antropogênicas de emissão de CO2 à atmosfera são o desmatamento, combustão industrial e tráfego de veículos, que representam aproximadamente 3% das emissões globais, um número relativamente baixo quando comparamos com as emissões de outros países.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (117 Kb)   docx (31 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com