TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O empreendedorismo no Вrasil

Relatório de pesquisa: O empreendedorismo no Вrasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.906 Palavras (12 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO......................................................................................................................3

2 O PROCESSO EMPREENDEDOR.....................................................................................4

3 O EMPREENDEDORISMO NO BRASIL..........................................................................5

4 ANÁLISE HISTÓRICA DO SURGIMENTO DO EMPREENDEDORISMO...............7

5 DIFERENÇAS E SIMILARIDADES ENTRE OADMINISTRADOR E O EMPREENDEDOR..................................................................................................................8

6 CONCEITUANDO EMPREENDEDORISMO..................................................................9

7 É POSSIVEL ENSINAR EMPREENDEDORISMO?.....................................................10

8 O PROCESSO EMPREENDEDOR...................................................................................10

9 DIFERENÇA ENTRE ADMINISTRADOR E EMPREENDEDOR..............................11

10 AUTO AVALIAÇÃO........................................................................................................12

10.1 MÉDIA DO GRUPO 111,2 PONTOS...........................................................................12

11 DESCRIÇÃO GERAL DO NEGÓCIO...........................................................................12

1 INTRODUÇÃO

O empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização. O conceito de empreendedorismo tem sido muito difundido no Brasil nos últimos anos, intensificando-se no final da década de 1990.

No Brasil a preocupação com a criação de pequenas empresas duradouras e a necessidade da diminuição das altas taxas de mortalidade desses empreendimentos são sem dúvida, motivos para a popularidade do termo empreendedorismo, que tem recebido especial atenção por parte do governo e de entidades de classe.

Uma das consequências foi o aumento do índice de desemprego, principalmente nas grandes cidades, onde a concentração de empresas é maior. Sem alternativa os ex-funcionários dessas empresas começaram a criar novos negócios, utilizando o pouco que ainda lhe restam de economia pessoal, fundo de garantia, etc. Nessa época muitos tentaram se tornar os novos jovens milionários, independentes e donos do próprio nariz.

Essa conjunção de fatores somados despertou discussões a respeito do tema empreendedorismo no país, e também com a criação de programas específicos voltados ao público empreendedor.

Dados do SEBRAE mostram ainda que no período de 1990 a 1999 foram constituídas no Brasil 4,9 milhões de empresas, dentre as quais 2,7 milhões são microempresas. As microempresas representam 93,9% do total de empresas.

Um estudo mais profundo a respeito do conceito de empreendedorismo, tendo em vista que a maior parte dos negócios criados no país é concebida por pequenos empresários. Isso se reflete diretamente no alto índice de mortalidade dessas pequenas empresas que, em alguns casos, chega a 73% no terceiro ano de existência.

Vários ensinamentos são usados de forma rotineira por muitas empresas e diversos empreendedores, mas a necessidade de capacitar um numero cada vez maior de empreendedores justifica a compilação de tais informações de maneira a facilitar o acesso.

Trata-se de capital de risco e dos vários programas disponibilizados às micro e pequenas empresas pelo governo brasileiro.

2 O PRECESSO EMPREENDEDOR

O mundo tem passado por várias transformações, em outros períodos de tempo, principalmente no século XX.

Os empreendedores são pessoas diferenciadas que possuem motivação singular, apaixonadas pelos que fazem, não se contentam em ser mais um na multidão, querem ser reconhecidas e admiradas , referenciadas e imitadas, querem deixar um legado.

Em virtude de contexto sociopolítico, culturais, de desenvolvimento e consolidação do capitalismo, entre outros. O papel do empreendedor foi sempre fundamental na sociedade. Então o que é diferente é que o avanço tecnológico tem sido de tal ordem que requer um número muito maior de empreendedores.

A ênfase em empreendedorismo surge muito mais como consequência das mudanças tecnológicas e sua rapidez, e não é apenas um modismo.

A chamada a nova economia, a era da internet, mostrou recentemente e ainda tem mostrado que boas ideias inovadoras, know-how, um bom planejamento e principalmente, uma equipe competente e motivada são ingredientes poderosos que quando somados podem gerar negócios grandiosos em curto espaço de tempo.

O fato é que o empreendedorismo finalmente começa a ser tratado no Brasil com o grau de importância que lhe é devido, seguindo o exemplo do que ocorreu em países desenvolvidos, como os Estados Unidos, onde os empreendedores são os grades propulsores da economia.

Em todo mundo o interesse pelo empreendedorismo se estende além das ações do governos nacionais, atraindo também a atenção de muitas organizações multinacionais.

A conjunção de um intenso dinamismo empresarial e rápido crescimento econômico, somados aos baixos índices de desemprego e as baixas taxas de inflação ocorridos por exemplo a década de 1990, nos Estados Unidos, aparentemente aponta para uma única conclusão: o empreendedorismo é o combustível para o crescimento econômico, criando emprego e prosperidade.

3 EMPREENDEDORISMO NO BRASIL

O movimento do empreendedorismo no Brasil começou a tomar forma na década de 1990, quando entidades como SEBRAE e Soflex foram criadas. O SERAE é um dos órgãos mais conhecidos do pequeno empresário brasileiro, que busca todo suporte de que precisa para iniciar sua empresa, bem como consultorias. A entidade Soflex foi criada com o intuito de levar as empresas de software do país ao mercado externo.

Foi com os programas criados no âmbito da Soflex que o tema empreendedorismo começou a despertar na sociedade brasileira. Ate então, palavras com plano de negócios (business

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com