TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O fluxo de caixa correspondente

Projeto de pesquisa: O fluxo de caixa correspondente. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.249 Palavras (5 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 5

Trabalho apresentado para avaliação do curso de Ciências Contábeis, na disciplina de analise de Investimentos, turno noturno, 5º semestre, ministrado pelo Tutor Presencial: Sergio Carvalho Bezerra e Tutor à distância: Anália Jubanski.

Taguatinga – DF, 18 de Março de 2014.

Sumário

INTRODUÇÃO 2

Etapa – 1 2

A importância dos Investimentos para as Organizações 3

Tipos de Investimentos: 3

Informações sobre a constituição da empresa 4

Mercado 4

Abertura da Empresa 5

Aspectos Jurídicos Legais 5

Etapa 2 - Fluxo de Caixa Relevante 6

Fluxo de caixa residual 6

Dados sobre faturamento e estimativa de vendas: 6

Etapa 3 7

Calculo do payback, VPL e TIR 7

Etapa 4 9

Efeitos da inflação 9

A influência do Imposto de renda 9

Depreciação 9

Analise de sensibilidade 10

Referências Bibliográficas 10

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo proporcionar ao estudante uma visão superficial mas eficaz sobre a sistemática de uma análise de investimentos em uma empresa de caráter hipotético com dados reais para que possam ser levados em relevantes considerações.

O real intuito deste trabalho é demonstrar que é possível fazer uma breve projeção de investimentos com base nas ferramentas criadas por estudiosos, e força-los a desenvolver a capacidade de discernimento para que possam tomar decisões futuras no mercado de trabalho como merecidos profissionais de respeito.

Dentro desse contexto, demonstraremos a visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil, na organização, analisando e implantando sistemas de informação contábil e de controle gerencial, revendo capacidade crítico-analítico para avaliar as implicações organizacionais com as tecnologias da informação ( TI ).

Assim, elaboraremos um projeto de investimento estruturado através da descrição do investimento pretendido; elaboração do fluxo de caixa relevante; métodos para avaliação de investimentos; o efeito da inflação na análise de investimentos; o imposto de renda e a depreciação, e dessa forma elaborar a conclusão do projeto.

Etapa – 1

O investimento tem uma importância fundamental tanto para a economia, quanto para as organizações e sociedade.

A economia de um país só pode crescer com fluxo continuo de investimentos. A lógica dessa afirmação é que, para a economia crescer, faz-se necessário aumentar a produção das fabricas, empresas, fazendas e das unidades produtivas, o que se mede mais tradicionalmente pelo Produto Interno Bruto (PIB). Uma vez que as unidades produtivas tem capacidade de produção limitada, ou seja, não podem produzir mais do que a capacidade de suas maquinas ou instalações, para aumentar o PIB a longo prazo, é fundamental criar novas unidades produtivas e aumentar a capacidade das já existentes, o que só é possível por via de investimentos.

Além de possíveis investimentos na própria empresa, quando se tem caixa sobrando podem-se aplicar esses recursos no mercado financeiro e, assim, receber juros pela aplicação.

As empresas que geram muito caixa têm uma grande preocupação com essas aplicações, uma vez que, dadas as altas taxas de juros no Brasil, podem significar uma considerável fonte receita para a empresa.

A importância dos Investimentos para as Organizações

Os investimentos são importantes para as organizações, porque na verdade a própria sobrevivência das organizações á longo prazo está condicionada ao volume de investimentos realizado por elas. Ele a influencia em dois aspectos:

Expansão das organizações: as organizações, em especial as privadas, têm por objetivo crescer, expandir seu mercado consumidor, de forma a poder gerar mais retorno para o investidor. A única forma de viabilizar esse crescimento é realizando investimentos.

Reposição do capital: as organizações, mesmo que não estejam em expansão, necessitam de um fluxo de investimento, no mínimo suficiente para repor o desgaste ea obsolência das suas máquinas e equipamentos. Se essa reposição não for realizada, a organização utilizando-se de maquinas e equipamentos desgastados e ultrapassados, o que acarretará produtos e serviços mais caros e de menor qualidade que o de seus concorrentes, comprometendo, assim, a sua sobrevivência.

Dessa forma, as organizações, pelo menos as com saúde financeira, mantém um fluxo de investimentos a fim de garantir a reposição do seu capital e seus planos de expansão.

Tipos de Investimentos:

Os investimentos podem ser de diversos tipos, mas basicamente dividem-se em três grandes categorias:

Investimentos públicos: são recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem estar social, não tem por objetivo gerar retornos monetários, mais sim retornos sociais. Alguns exemplos são: hospitais, escolas, rede de saneamento básico, pavimentação de ruas, dentre outros;

Investimentos privados: são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores, sendo esses os maiores geradores de empregos. Alguns exemplos são: fábricas particulares, empresas de prestação de serviço particulares, lojas de varejo dentre outras;

Investimentos mistos: são recursos disponibilizados em parte pelo governos ou entidades públicas e, em parte, por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Estrutura-se na forma de uma empresa de capital misto e tem o objetivo de gerar tanto bem-estar para a sociedade quanto retorno monetário. Alguns

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com