TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O método do período de Pay-back

Por:   •  17/2/2016  •  Abstract  •  254 Palavras (2 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 2

O método do período de Pay-back

Um dos métodos mais simples de análise de investimento. O pay-back nada mais é do que calcular o número de períodos ou quanto tempo o investidor irá precisar para recuperar o investimento realizado.

Muito embora o período pay-back quebre as regras fundamentais da Matemática Financeira e da Engenharia Econômica, vamos começar com esta técnica mais simples para chegar ao pay-back descontado que leva em conta a taxa de juros dos períodos. Ele quebra porque não leva em consideração os juros devidos durante o tempo que o projeto decorre.

Segundo Casarotto Filho e Kopittke (2000), antes de aplicarmos qualquer técnica de análise de investimento, devo fazer a seguinte pergunta: qual é o objetivo da empresa que pretende investir? Antes o objetivo das empresas se pautava no lucro imediato. Modernamente, com o advento do planejamento estratégico,

as empresas passaram a adotar a loso a e políticas de longo prazo. Troca-se o lucro imediato pelos máximos ganhos em determinado horizonte de análise. Esta nova loso a separa a contabilidade de custos da contabilidade nanceira.

Vamos desenvolver os métodos de cálculo do pay-back e do pay- back descontado a partir de um exemplo.

Imagine que sua empresa pretende resolver algum problema de poluição gerado por e uentes tóxicos. Para resolver o problema, foram apresentados três projetos.

A tabela, a seguir, sumariza os uxos de caixa dos três projetos de investimentos durante quatro anos. Você deverá fazer sua escolha de acordo com os métodos a serem discutidos. Suponha que a TMA da empresa seja de 8%.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com