TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O principal objetivo do gerenciamento de materiais

Seminário: O principal objetivo do gerenciamento de materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  Seminário  •  968 Palavras (4 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 4

Administração de Materiais e logística

A Administração de Materiais tem por finalidade principal assegurar o contínuo abastecimento de artigos necessários para comercialização direta ou capaz de atender aos serviços executados pela empresa.As empresas objetivam diminuir os custos operacionais para que elas e seus produtos possam ser competitivos no mercado. Mais especificamente, os materiais precisam ser de qualidade produtiva para assegurar a aceitação do produto final. Precisam estar na empresa pronta para o consumo na data desejada e com um preço de aquisição acessível, a fim de que o produto possa ser competitivo e assim, dar a empresa um retorno satisfatório do capital investido.

Passo 1

Principais conceitos dos recursos materiais e patrimoniais

Uma empresa precisa ter definições, visão sistemática e classificação dos materiais. Para isso deve ter seus setores bem administrados. Para a empresa gerar riqueza ao adicionar valor aos bens é preciso inicialmente projetar um sistema eficaz para produção do material ou serviço. Para administrar este sistema deve fazer o melhor uso da força de trabalho, do capital e dos materiais e o meio, mas eficaz é o planejamento e controle do fluxo de materiais que entram e saem da produção.Para garantir que o investimento no estoque seja de segura rentabilidade, deve assegurar que todas as etapas de movimentação e guarda desse material. Para produzir produtos úteis, a produção deve seguir todos os estágios estabelecidos para o desenvolvimento do produto final, gerando mais riqueza.

Geralmente temos conflitos de objetivos de área, mas o planejamento deve balancear os objetivos conflitantes e coordenar o fluxo de materiais para que o serviço ao consumidor seja mantido e os recursos utilizados adequadamente.A informação hoje é o bem ativo mais precioso de uma empresa, o colaborador que possui o conhecimento passa ser muito importante para a organização.O grande desafio da empresa moderna é distribuir este conhecimento para ganhar vantagens competitivas em relação à concorrência.Para que não haja grandes prejuízos nas empresas é preciso seguir rigorosamente todos os passos que o planejamento montou desde o desenvolvimento dos fornecedores até a entrega do produto final ou serviço gerando a satisfação total do consumidor.

Passo 2

A importância da administração dos recursos materiais e patrimoniais

A administração de recursos é importante para o desenvolvimento e crescimento das empresas. Ter uma boa organização e saber administrar esses recursos, faz com que as empresas possam ter um menor desperdício e uma melhor qualidade de produto. Recursos bem administrados geram riquezas e bons rendimentos a todos envolvidos no processo de produção.

Não há como uma empresa funcionar sem a existência de recursos, sejam eles financeiros, humanos ou materiais.Com a crescente concorrência existente por um participação no mercado consumidor as empresas buscam identificar formas de melhorar seus desempenhos, encontrando maneiras diferentes de obterem vantagens competitivas. Uma das formas de obter uma vantagem, se não competitiva, mas pelo menos comparativa é através de uma boa gestão dos recursos materiais e patrimoniais.

Com os custos crescente é importante gerir bem seus estoques e seu patrimônio produtivo de forma a utilizá-los com a máxima eficiência e eficácia.

Administração de Recursos Materiais engloba a seqüência de operações que tem início na identificação do fornecedor, na compra do bem ou serviço, em seu recebimento, transporte interno e acondicionamento (armazenagem), em seu transporte durante o processo produtivo, em sua armazenagem como produto acabado e, finalmente, em sua distribuição ao consumidor final.Ou seja a administração do material corresponde, portanto, no seu todo, ao planejamento, organização,direção, coordenação e controle de toda as tarefas necessárias à definição de qualidade,aquisição, guarda, controle e aplicação dos materiais destinados às atividades operacionais de uma organização, seja de natureza militar, industrial, comercial ou de serviços.A administração do material tem por objetivo:

• Preços baixos;

• Alto giro de estoques;

• Baixo custo de aquisição e posses;

• Continuidade de suprimento;

• Consistência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com