TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O problema econômico

Ensaio: O problema econômico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  Ensaio  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 3

Notas de Aula - ECONOMIA I - 2003.2 11/2003

Respostas da Aula 3

2. O Problema Econômico

PRODUÇÃO

APLICAÇÕES

QUESTÕES (extraídas de Wessels, 1998).

1) Qual a diferença entre escassez e pobreza?

• Pobreza significa ter poucos bens. Escassez significa mais desejos do que bens para satisfaze-los, mesmo que haja muitos bens.

2) Por que não pode haver custo de oportunidade sem escassez?

• Sem escassez não há alternativas a serem deixadas de lado; portanto não há custo de oportunidade.

3) A tabela abaixo mostra as possibilidades de produção de uma fábrica que pode produzir ferro ou aço.

Alternativas Possíveis

A B C D

Aço 0 6 10 12

Ferro 18 12 6 0

a) Trace a FPP. Os custos são crescentes ou constante?

A curva apresenta custos crescentes. Pois começando da quantidade total de aço (12) sacrifica-se 2 unidades para se ter 6 de ferro, depois sacrifica-se 4 para se ter mais 6 e no final, são necessárias 6 unidades de aço para se ter 6 de ferro. O mesmo ocorre com o ferro: Partindo-se do total de ferro (18) sacrificamos 6 unidades de ferro para termos 6 de aço, depois sacrificamos seis e só obtemos mais 4 de aço finalmente sacrifica-se mais 6 unidades de ferro e só se tem duas de aço.

b) Suponha que a produção de aço aumente de B para C. Qual o custo de oportunidade de cada tonelada de aço em termos de ferro (ferro/aço)? Se o ferro é vendido a $50 por tonelada, qual custo de oportunidade em termos monetários de uma tonelada de aço? Esse é o preço máximo ou mínimo que a firma precisa cobrar para produzir aço?

Passando da alternativa B para C, representadas no gráfico pelos pontos B e C, a Acme obtém mais 4 unidades de aço e menos seis de ferro. Portanto o custo de oportunidade por tonelada de aço é 6/4, ou 1,5 toneladas de ferro por toneladas de aço. Em termos monetários, o ferro seria vendido por $75 (1,5 x $50); a firma então solicitaria, no mínimo, $75 por tonelada de aço (nessa faixa de produção) para cobrir os custos de oportunidade.

c) Suponha que uma nova tecnologia permitiu duplicar a produção de aço, sem afetar a produção de ferro. Trace a nova FPP. Isso aumenta ou baixa o custo de oportunidade de produção de 12 toneladas de aço?

A nova curva de possibilidades de produção vai mostrar que o custo de oportunidade do aço baixou e o do ferro aumentou. Antes, a produção de doze toneladas de aço significaria deixar de produzir 18 toneladas de ferro; agora, a mesma produção significa deixar de produzir apenas seis toneladas de ferro.

4) Estudos demonstram que as mulheres gastam muito tempo criando os filhos. Como o aumento de salário das mulheres nos últimos 30 anos afetou o custo de criação de crianças? É racional do ponto de vista econômico ter menos filhos?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com