TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O processo de sobrevivência das empresas no mundo organizacional

Seminário: O processo de sobrevivência das empresas no mundo organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  Seminário  •  1.070 Palavras (5 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 5

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Assistir ao Vídeo “FREIRE, Alexandre. Decisões Rápidas x Decisões Apressadas. 2007. Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=Xgs7Nw_SieM > e compartilhado em <https://docs.google.com/file/d/0Bx5DS-JfdRklX1pQeFB3OFMwUDA/edit?usp=sharing >. Acesso em: 10 dez. 2013. Apresentar em no máximo 1 lauda, uma reflexão do ponto de vista da equipe, sobre como a busca de novos conhecimentos pode ser a resposta ao processo de sobrevivência das empresas no mundo organizacional. Para auxilia-lo nesta etapa, você pode entrevistar o gestor da empresa que você ou seus colegas de grupo trabalham e comparar a resposta do gestor com a reflexão do grupo. Entregar ao professor.

Passo 2 (Equipe)

Com sua equipe de consultores, traçar um planejamento estratégico para a Cafeteria, seguindo os seguintes passos:

1. Definir público alvo ideal para a empresa (sexo, classe social, faixa etária, etc)

2. Elaborar o organograma da empresa; organizar os departamentos e as funções de cada colaborador. Caso necessário, faça sugestão de admissão ou demissão de funcionários, justificando as mesmas;

3. Apontar e detalhar o uso de tecnologias para auxiliar a empresa de maneira estratégica. Ex: uso do facebook, twitter, e-mails, sites, blogs, vídeos institucionais etc. (use como base a leitura do capítulo 5 do PLT 302).

Passo 3 (Equipe)

Traçar estratégias de ação para sanar as dificuldades encontradas. Para auxilia-lo:

1. Faça entrevistas com pessoas que você considere um cliente potencial para Cafeteria , a fim de entender o que o cliente gostaria de encontrar numa empresa como esta. Pondere as respostas com seu grupo para determinar as estratégias. A entrevista pode ser realizada com pessoas na faculdade, em casa, no trabalho, etc.

2. Visite algumas cafeterias na sua cidade, para que, através do benchmarking , você e sua equipe consigam ideias para melhorar a Cafeteria em estudo.

Apresente essas ações em forma de relatório com atenção à formatação.

ETAPA 3 (tempo para realização: 05 horas )

Aula-tema: Processo Administrativo: Direção da ação empresarial.

Esta atividade é importante para que você compreenda que o papel da Direção é acionar e dinamizar a empresa, ou seja, fazer as coisas andarem e acontecerem. A Direção , como uma das funções administrativas, está relacionada com colocar as pessoas em ação. É a atribuição gerencial ligada ao exercício da liderança, exercendo influência sobre os funcionários.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Administração - 3ª Série - Processos Administrativos

Daniele Amstalden Libardi Erro! Nenhum texto com o estilo especificado foi encontrado no documento. Erro! Nenhum texto com o estilo especificado foi encontrado no documento.

Pág. 6 de 6

PASSOS

Passo 1 (Individual)

1. Ler o artigo GARCIA, Denise B.. Os diferentes tipos de liderança e sua influência no clima organizacional. 2012. Disponível em <http://www.administradores.com.br/producao-academica/os-diferentes-tipos-de-lideranca-e-sua-influencia-no-clima-organizacional/5220/ > e compartilhado em: < https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0Bx5DS-

JfdRkleEJkYlFRRl9CbDQ/edit >. Acesso em 12 dez. 2013. Compreender os conceitos.

2. Assistir ao vídeo “Estilos de Liderança” disponível em:

<http://www.youtube.com/watch?v=Ds5HD74uzlQ > e compartilhado em:

<https://docs.google.com/file/d/0Bx5DS-JfdRklQkZpc2ppNTdYWGs/edit?usp=sharing >. Acesso em 12 dez. 2013. Compreender os conceitos.

Após a realização da leitura e do vídeo, elabore uma resenha que confronte ambos. Destaque os ponto fortes e fracos do que julgar necessário e aponte qual seria, para a Cafeteria, o pontos de maior relevância. Utilizar no máximo 10 laudas no word .

Passo 2 (Equipe)

Com as ações estratégicas levantadas no passo 3 da etapa anterior (etapa 2), demonstrar como se procederá os desdobramentos estratégicos para poder por em ação essas estratégias:

1. Identificar o melhor tipo de liderança que o proprietário da Cafeteria poderia exercer para se manter a frente de seu próprio negócio (Usar como base a leitura do capitulo 13 do PLT 302 e as leituras indicadas no passo 1 desta etapa)

2. Definir quais seriam as melhores estratégias motivacionais a serem trabalhadas com os funcionários;

3. Definir quais seriam as melhores estratégias de comunicação interna e externa que a Cafeteria poderia adotar para se destacar frente à concorrência;

Utilizar a quantidade de laudas ( word ) que julgar necessário.

Passo 3 (Equipe)

Apresentar estratégias de Responsabilidade Social e Ambiental que a Cafeteria pode utilizar para se destacar. Como sugestão, usar novamente a técnica de benchmarking para conhecer as práticas sociais aplicadas por empresas concorrentes, a fim de lhe auxiliar a encontrar a prática de responsabilidade social e Ambiental ideal para a Cafeteria em estudo.

Utilizar o Power Point

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com