TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Logistico Em Empresas Automotivas

Artigos Científicos: Processo Logistico Em Empresas Automotivas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  1.250 Palavras (5 Páginas)  •  692 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

LOGISTICA

NOME: ANTONIO RAFAEL ALMERON LOPES DOS SANTOS

Processo logistico em empresas automotivas

Cidade Uruguaiana

2013

NOME: ANTONIO RAFAEL ALMERON LOPES DOS SANTOS

Processo logistico em empresas automotivas

Trabalho apresentado ao Curso logistica da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina logistica

Prof.

Cidade uruguaiana

2013

TRABALHO INDIVIDUAL

PRIMEIRO DESAFIO: LOGÍSTICA INTERNACIONAL

1- REALIZEM UMA PESQUISA ACERCA DOS CONCEITOS RELACIONADAS A LOGÍSTICA, DEFININDO O QUE É E COMO ELA APLICA-SE Á INDÚSTRIA AUTOMOTIVA, PESQUISANDO ACERCA DA MONTADORA CHINESA E LIFAN MOTORS E DE SEU PROCESSO DE PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO NACIONAL.

Logística consiste nas atividades associadas á movimentação eficiente de produtos acabados, desde o final da linha de produção até o consumidor. Em alguns casos inclui a movimentação de matéria prima da fonte de suprimentos até o início da linha de produção.

Segundo Christopher (1997), a Logística é como um processo de gerenciamento de aquisição, movimentação e armazenagem, peças e produtos acabados, de modo a poder reduzir custos conseguindo mercado no atendimento de pedidos a valores de competitividade de mercado.

Na indústria automotiva a Logística é responsável pela recepção das informações emitidas pelos clientes, tratamento dessas informações e distribuição aos diversos setores da empresa. A utilização da Logística associada á Tecnologia de Informação é significativa para que essas empresas alcancem o objetivo almejado, ou seja, maior competitividade. Estas ferramentas têm potencial para auxiliar a organização a obter tanto vantagem em custo e produtividade, como a vantagem em valor. Esse sistema integrado homem-máquina fornece informações de suporte a operações, gerenciamento, análise e funções de tomada de decisões.

A montadora chinesa Lifan Motors tem como principal atividade a montagem de veículos em CKD, ou seja, montagem de peças que chegam totalmente desmontadas. O grupo possui uma fábrica no Uruguai de onde vêm os dois modelos vendidos pela Lifan no Brasil. A estimativa é até o final de 2014 essa Unidade passar a montar motores. Essa estratégia faz parte de um acordo comercial com o País vizinho que requer aumento em valor do conteúdo regional dos atuais 40% para 50% em 2014 e 60% em 2015, segundo o diretor de marketing Luiz Zanini. Em 2015 pretendem passar a montar e pintar as carrocerias no Uruguai. Com essas mudanças, a empresa poderá valer-se do regime tributário do Mercosul, com exportações ao mercado brasileiro livres do imposto de importação de 35% e dos 30 pontos percentuais extras de IPI.

A empresa atua em 165 países e têm 07 unidades industriais fora a China, e é a segunda maior fabricante chinesa em volume de exportação. No Brasil a estimativa é de vender 400 unidades do X60 até o final do ano. Ainda em 2013 a Rede deve passar das atuais 25 concessionárias para 50 pontos de vendas. Até o final de 2014 a fábrica uruguaia passará a produzir em CKD e irá elevar sua capacidade produtiva para 40.000 unidades/ano. Para firmar no mercado brasileiro já acena com a possibilidade de construir uma fábrica para aproveitar os benefícios fiscais do Inovar-auto (programa de incentivo á inovação tecnológica e adensamento da cadeia produtiva de veículos automotores, do governo).

2- PESQUISEM COMO OCORRE O PROCESSO DE IMPORTAÇÃO DO MODELO VW JETTA, FIAT FREEMONT E KIA SERATO, EVIDENCIANDO O PROCESSO LOGÍSTICO, ALÍQUOTAS DE IMPORTAÇÃO E LIMITES DE QUOTAS DE IMPORTAÇÃO DE UNIDADES.

A Volksvagem é a maior importadora entre os fabricantes, gastando US$723,3 milhões das reservas internacionais brasileiras nos quatro primeiros meses de 2012. A fábrica do México inaugurou a mais recente adição ao seu armazém de distribuição para veículos de passageiros que tem uma produção de área de cerca de 2500 veículos. A montadora investiu US$1,27m nos 1500m² da fábrica, e disse que melhorará o fluxo de logística e agilizará o processo de distribuição de carros novos através da consolidação de operações “de pacote” – as peças componentes que são normalmente adicionadas ao veículo na chegada a concessionária, incluindo componentes como calotas, manual do proprietário e pára-brisas. A inclusão de embalagens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com