TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é GATT

Artigo: O que é GATT. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Artigo  •  230 Palavras (1 Páginas)  •  188 Visualizações

• OQUE FOI O GATT?

GATT significa “GENERAL AGRREMENT ON TARIFFS AND TRADE” significado em português (ACORDO GERAL DE TARIFAS E COMERCIO), que se refere a uma serie de acordos de comercio Internacional. Sua sede ficava localiza em Genebra/Suíça, divida e m certos órgãos intercomunicáveis.

O GATT é o resultado do insucesso das conversões feitas entre países para formar a Organização Internacional (que surgiu em 1995). Este insucesso grande parte é acarretado aos Estados Unidos, pois os lideres não tinham interesse de criar o instituto que pudesse inibir o enorme fluxo comercial internacional que no momento ajudava a economia norte-americana.

O GATT foi planejado para atuar no lugar da organização, enquanto países não chegavam a nenhum acordo. O primeiro acordo foi estabelecido em 1947 como uma reunião das Nações Unidas, sendo o Brasil um dos membros fundadores do acordo.

• COMO SURGIU A OMC E QUAIS SUAS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS ?

A OMC surgiu com as atribuições de gerenciar os acordos, servindo de Fórum para a resolução das diferenças comerciais e realizar negociações. Foi estabelecido que a OMC supervisionasse as politicas comerciais de países para trabalhar junto ao BANCO MUNDIAL.

Suas principais características são: é a implantação de acordos, servir como fórum para comercio internacional, supervisionar as devidas aplicações das regras feitas em acordos. Buscando melhorias nos níveis de vida, assegurando participação dos países em desenvolvimento no comércio internacional. Com isto adotando politicas econômicas de nível mundial.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com