TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gatt Gestão

Monografias: Gatt Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  246 Palavras (1 Páginas)  •  300 Visualizações

São Paulo- Abril/ 2013

GATT é a sigla de Acordo Geral de Tarifas e Comércio, em português, referente a uma série de acordos de comércio internacional destinados a promover a redução de obstáculos e harmonizar a politica aduaneiras entre países.

Após a quebra da bolsa de Nova Iorque e uma grande crise econômica, os Estados Unidos ainda tinham uma politica aduaneira rigorosa, situação essa que enfraquecia as negociações com a Europa. Em 1944 após a II Guerra, os países vencedores , 44 nações, decidem em uma conferência realizada em Bretton Wood, discutir a situação econômica do mundo e criar em conjunto organismos e acordos internacionais, entre eles o FMI - Fundo Monetario Internacional e o BIRD – Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento, órgãos regulamentadores do sistema econômico e monetário Internacional que atuam até hoje.

Até 1996 o Gatt contava com 116 países signatários e mais de 30 países que seguiam suas normas, porém em 1995, como o Gatt não era um órgão formalmente constituido foi instituida a Organização Mundial do Comércio para facilitar regras do comércio internacional, com caráter permanente, passando de signatários para membros com 149 países.

As principais caracteristicas da OMC são: redução linear de tarifas, equilibrio nestas negociações com redução de até 35% dos produtos industrializados, abertura do comércio para o mundo com normas de funcionamento.

Fonte: A Importância do Gatt no Comércio Internacional,

Suzane Rachel Macedo Goncalves

Ana Lucia Monteiro da Silva

Regina Celia Faria Simoes

http://www.unimep.br/phpg/mostraacademica/anais/4mostra/pdfs/463.pdf

Revista Online Mundo Vestibular

http://www.mundovestibular.com.br/articles/6505/1/OMC---Organizacao-Mundial-do-Comercio/Paacutegina1.html

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com