TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é inteligência competitiva?

Tese: O que é inteligência competitiva?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  Tese  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 3

DOUGLAS DE LA CRUZ

(RA: 1140590)

Gestão da Tecnologia de Informação

ATIVIDADE NO PORTFÓLIO

(Questões Avaliativas)

Orientador: Professora Aline Paulino D. de Souza

Centro Universitário Claretiano

SÃO PAULO/ 2014

1) O que é inteligência competitiva?

Com base no estudo da Unidade 2, entendi que a inteligência é o resultado de associações entre as informações e que geram a ação a ser tomada. Portanto, a inteligência competitiva é um processo de gestão estratégica da informação, que possibilita uma melhor tomada de decisão pelos gestores e executivos da organização. O objetivo é determinar quais ações deverão ser executadas, no caso de mudanças que poderão gerar riscos ou oportunidades nos negócios ou no mercado de atuação da organização.

2) Descreva as cinco etapas propostas na metodologia de implantação do sistema de inteligência competitiva.

As etapas propostas são:

1) Identificação das necessidades de informação:

Na primeira etapa, é importante identificar as informações que serão obtidas e também os gestores deverão conhecê-las. A identificação destas informações podem ser obtidas através de questionários objetivos, pois serão direcionados aos altos executivos.

Além dos questionários, a informação também pode ser obtida através do método das cinco forças de Porter (1986), onde são identificados os principais riscos e oportunidades do cenário competitivo, características dos concorrentes, necessidade de clientes e análise dos atores envolvidos no mercado. Este método consiste de cinco elementos: ameaça de novos entrantes, ameaça de produtos substitutos, poder de barganha dos compradores, poder de negociação dos fornecedores e rivalidade entre competidores. Com a identificação destes cinco elementos, as informações que serão relevantes nesta etapa são identificadas em setores, que são denominados vigilâncias por Porter (1986). Os setores de vigilância são: vigilância social, econômica, tecnológica e política. Através destas vigilâncias, todos os requisitos que irão compor a informação são definidos.

2) Coleta e tratamento da informação:

Com o conhecimento da necessidade, que foram obtidos na primeira etapa, nesta segunda as informações serão saneadas, ou seja, somente serão classificadas as informações relevantes à organização e também determinar onde as mesmas serão coletadas. Devido as informações possuírem muitas fontes, Gomes e Braga (in STAREC; GOMES; BEZERRA,

2006) classificam a coleta em fontes primárias e secundárias. As primárias são disponibilizadas diretamente da fonte, como por exemplo, discursos, entrevistas ao vivo na TV ou rádio etc. Já as secundárias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com