TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é isso? O que é a Lei Real?

Tese: O que é isso? O que é a Lei Real?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  Tese  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 3

O que é Direito das Coisa? O que é Direito Real?

RESPOTA:

O direito das coisas é um ramo do Direito Civil que tem como conteúdo relações jurídicas estabelecidas entre pessoas e coisas determinadas ou indeterminadas, ou seja, tudo aquilo que não é humano, desta forma possui um rol exemplificativo. Já o direito real tem previsão legal no art. 1225, Código Civil e possui um rol taxativo onde estabelece quais são os direitos reais dos seres humanos.

2ª Questão

Qual sua importância?

RESPOSTA

A importância é que estabelece limites aos seres humanos, vejamos as características para que possamos ter uma melhor visão da importância do direito das coisas para a sociedade.

a) Aderência – uma vez vinculada, acompanha a coisa, independentemente de quem tem a posse de fato. Confere à coisa uma obrigação ambulatória.

b) Absolutismo – oponibilidade erga omnes: faculdade de se opor a quem intervir ou lhe causar dano; e direito de sequela: significa que o bem está marcado; é o direito que tem de perseguir a coisa/direito em seus últimos limites. Usar, gozar, fruir, abdicar da coisa na sua totalidade, porém respeitando os direitos dos outros.

c) Publicidade – confere estabilidade e visibilidade e ao se tornar público protege a todos.

d) Taxatividade – os direitos reais já estão postos pelo legislador, e as partes não podem criar novos direitos reais. Art. 1225, CC.

e) Tipicidade – os direitos reais são postos pelo legislador e você não pode modificá-los. Deve seguir a forma prescrita em lei.

f) Desmembramento/Elasticidade/Desdobramento – usar, gozar, fruir de forma elástica.

g) Perpetuidade – o tempo não enfraquece o vinculo do proprietário com sua coisa, ele é sempre permanente. O não uso importa na extinção do bem (ex. desapropriação do bem não usado, usucapião, usufruto)

h) Exclusividade – não pode existir dois direitos reais idênticos sobre a mesma coisa, de modo a se excluir um deles.

3ª Questão

O que são direitos pessoais e direitos reais? Quais suas teorias, destacando quais as peculiaridades da teoria monista (ou unitária) (destacando a teoria personalíssima e a teoria objetivista) e da teoria clássica (ou realista)? Qual é a adotada pelo nosso direito?

RESPOSTA

DIFERENÇA ENTRE DIREITOS REAIS E OBRIGACIONAIS

Teoria Personalista – Argumentam que o direito é uma “proportio hominis ad hominem” e não uma relação jurídica entre pessoa e coisa, tendo por idéia basilar o ensinamento de Kant de que não se pode aceitar a instituição de uma relação jurídica diretamente entre a pessoa do sujeito e a própria coisa, já que todo direito, correlato obrigatório de um dever, é necessariamente uma relação entre pessoas. Tais autores passaram a considerar o “direito real” como uma “obrigação passiva universal”, ou seja, um dever geral de se abster de qualquer ingerência no bem que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com