TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é logística

Artigo: O que é logística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2014  •  Artigo  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 2

O que é logística?

Logística é a função que estuda a melhor maneira de facilitar o fluxo de produtos entreprodutores e consumidores, de forma a obter o melhor nível de rentabilidade para aorganização e maior satisfação dos clientes. Seu objeto é a armazenagem e amovimentação de produtos, visando a diminuir o hiato entre produção e demanda.Em uma definição: a missão da logística é colocar os produtos e serviços certos, notempo certo, no lugar correto, na condição ideal, ao menor custo possível.Faz parte do universo da logística tudo o que se refere às atividades de transporte,manutenção de estoques e processamento de pedidos.

Transporte.

Engloba os vários métodos para se movimentar produtos: rodoviário,ferroviário, dutoviário, marítimo e aéreo. É a atividade mais importante, pois envolvede um terço a dois terços dos custos logísticos totais.

Manutenção de estoques.

Normalmente é inviável a produção instantânea deprodutos para atender os clientes. Para se atender a demanda no momento em queela ocorre é preciso dispor de estoque. Os estoques evitam perdas de vendas, queocorreriam se os clientes fossem procurar o produto e não o encontrasse, mastambém impactam no custo financeiro, já que um certo valor é dispendido para manterprodutos armazenados. O ideal é conciliar um nível mínimo de estoque com ademanda e não deixar de atender a nenhum pedido. A manutenção de estoques podesignificar até dois terços do custo total de logística.

Processamento de pedidos.

Os custos de processamento de pedidos tendem a serpequenos comparados com os dois itens anteriores. Sua importância reside em ser oprimeiro passo para a movimentação de produtos.

Outras atividades.

Existem várias atividades internas que apóiam a logística, permitindo atingir seusobjetivos organizacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com