TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O sistema de preços - economia

Por:   •  6/4/2016  •  Resenha  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 2

O SISTEMA DE PREÇOS

O sistema capitalista não é centralizado e as decisões são tomadas pelos próprios indivíduos. Agindo em benefício próprio, os indivíduos, impessoalmente afetando e sendo afetados pelo sistema de preços, tomam decisões que maximizarão a satisfação coletiva.

Uma variação na procura de um bem quer dizer que o desejo dos consumidores para adquirirem um bem mudou, como consequência de algo que não seja uma variação no seu preço. Por exemplo, uma mudança na preferência dos consumidores. Se a produção de um bem permanece contínua, mas seu preço aumenta, outros bens semelhantes estarão em maior quantidade, visto que estão sendo menos procurados, e consequentemente, estarão com um valor menor, sendo assim, o primeiro item, mais caro por ser o mais procurado e não haver aumento na produção. No fim do processo, os preços se estabilizarão.

O sistema de preços de mercado funciona automaticamente, respondendo aos desejos dos agentes econômicos. É fácil notar que o sistema de preços de mercado funciona não só no mercado de bens de consumo, mas também no mercado de serviços, de trabalho, de bens de capital e monetário.

A PROCURA

Os principais fatores que determinam a procura são: Gasto e preferência, população, nível de renda da comunidade, distribuição de renda, preços de outros bens, preço do bem em questão.

A curva de procura mostra a quantidade de um bem ou serviço que será consumido, a cada nível de preço, durante um determinado período de tempo, somente com o preço variando. A curva de procura por um bem em uma comunidade é, simplesmente, a soma das curvas de procura de todos os indivíduos que a compõem.

Variações nos preços são movimentos ao longo da curva. Se a renda da comunidade aumentar, teremos um deslocamento da curva. Igualmente, teremos deslocamento da curva, para a direita ou para a esquerda, quando qualquer outro fator de influência na demanda, que não seja o preço do bem em questão, variar.

A OFERTA

É o segundo componente do mecanismo de mercado, que representa o comportamento dos produtores. A oferta indica a quantidade do bem que os indivíduos desejam produzir e oferecer no mercado. Os principais fatores são: Os objetivos, o nível de avanço tecnológico, preços de outros bens, preço do bem em questão.

A curva da oferta mostra a quantidade de um bem ou serviço que será oferecido no mercado, a cada nível de preço, variando apenas o valor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (65.3 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com