TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas econômicos e economia de mercado

Pesquisas Acadêmicas: Sistemas econômicos e economia de mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.678 Palavras (7 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 7

Sumário

1 Conceito de economia 3

2 Sistemas econômicos e economia de mercado 4

3 Evolução do pensamento econômico 5

4 Divisão do estudo econômico: Micro e Macro econômico 5

5 Conceitos de demanda de mercado, oferta de mercado e equilíbrio de mercado 6

6 Estruturas de mercado: concorrência, monopólio e oligopólio 7

1 Conceito de economia

A palavra “Economia” vem do grego oikos (casa) e nomos (norma, lei). A tradução literal seria “administração da casa”, que pode ser entendida como “administração da coisa pública”. É a ciência social que estuda como a sociedade decide (escolhe) emprestar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas. É um estudo focado em como a sociedade administra recursos produtivos (fatores de produção) escassos, é necessário uma utilização ótima desses recursos, de forma a se obter o melhor possível no processo produtivo.

O estudo da ciência Econômica tem por base e objetivo: ciência social, escolha, escassez, necessidades, recursos, produção, distribuição.

Recursos produtivos ou fatores de produção- (mão de obra, terra, matérias-primas, dentre outros) são limitados e finitos.

Necessidades humanas- são ilimitadas ou infinitas e sempre se renovam. Sempre que o ser humano decide utilizar um recurso para a produção de um determinado bem ou serviço, assume o custo de não o poder usar para a produção de outro qualquer, daí a designação custo de oportunidade. A função da economia consiste em proporcionar critérios racionais de modo a que os recursos sejam repartidos o mais eficientemente possível na sociedade.

Os recursos escassos e as necessidades ilimitadas da sociedade são os dois grandes problemas da economia. Assim precisamos saber:

•O quê e quanto produzir- devido a escassez de recursos de produção, é preciso saber o quê produzir e a quantidade a ser fabricada.

•Como produzir- com o nível tecnológico existente, os produtos decidem como serão produzidos os bens e serviços. Refere-se à necessidade de escolha, por parte da sociedade, questão de eficiência, capital ou mão-de-obra intensiva. É mais cotado o método que tiver menor custo de produção possível.

•Para quem produzir- Não trata apenas da oferta e demanda, mas também da decisão sobre a forma de repartir a produção total, ou seja, para quem se destinará a produção, a sociedade deve decidir quais os setores que serão beneficiados. A eficiência distributiva deverá ser maximizada para atingir o bem estar social e individual.

2 Sistemas econômicos e economia de mercado

Um sistema econômico pode ser definido como a forma politica, social e econômica pela qual está organizada uma sociedade. É um particular sistema de organização da produção, distribuição e consumo de todos os bens e serviços que as pessoas utilizam buscando uma melhoria no padrão de vida e bem-estar.

Formas principais de organização econômica:

•Economia de mercado (ou descentralizadas);

•Economia planificada (ou centralizada).

Funcionamento de uma economia de mercado.

•Sistema de concorrência pura (sem interferência do governo): Laisser-Faire (mão invisível) é livre mercado. Excesso de oferta (ou escassez de demanda). Excesso de demanda (ou escassez de oferta).

Os problemas econômicos fundamentais são resolvidos da seguinte forma:

- O quê, quando produzir -Como produzir -Para quem produzir

Imperfeições do sistema de concorrência pura:

Simplificação da realidade; Os preços sempre flutuam livremente; Perfeita alocação de recursos.

•Sistema de concorrência mista (com interferência do governo), por meio de agências ou órgão central de planejamento, o governo dita das regras para resolver os problemas econômicos fundamentais, estas economias se apropriam do melhor que os modelos liberal e coletivista possuem.

Atuação do governo no sistema: Atuação sobre a formação de preços, fixação de salários-mínimos, taxa de câmbio. Complemento da iniciativa privada, investimentos em infraestrutura básica. Fornecimento de serviços públicos (Agua, Iluminação). Fornecimento de bens públicos (Segurança, educação). Compra de bens e serviços do setor privado, o governo é isoladamente, o maior agente do sistema.

•Economia centralizada funcionamento, neste sistema de economia, os problemas econômicos fundamentais é decidida por uma agência ou órgão central do governo, e não pelo mercado.

Papel dos Preços no Processo Produtivo : os preços representam apenas recursos contábeis que permitem o controle da eficiência das empresas.

Papel dos Preços na Distribuição do Produto : os preços dos bens de consumo são determinados pelo governo.

Repartição do Lucro : uma parte do lucro vai para o governo. Outra parte é usada para investimentos na empresa, dentro das metas estabelecidas pelo governo. A terceira parte é dividida entre os administradores e os trabalhadores, como prêmio pela eficiência.

3 Evolução do pensamento econômico

A pesquisa histórica é extremamente útil e necessária para a Economia, pois facilita a compreensão do presente e ajuda nas previsões, com base nos fatos.

Existe consenso de que a teoria econômica, de forma sistematizada, iniciou-se quando foi publicada a obra de Adam Smith A riqueza das nações, em 1776. Sua contribuição mais conhecida do filósofo e economista escocês foi a hipótese da mão invisível. Para Adam Smith, o papel do Estado na economia deveria corresponder à proteção da sociedade.

O período neoclássico inicia-se na década de 1870. A obra de maior repercussão dessa época foi Princípios de economia, de Alfred

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com