TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORIGEM DAS PALAVRAS JURÍDICAS

Relatório de pesquisa: ORIGEM DAS PALAVRAS JURÍDICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/2/2015  •  Relatório de pesquisa  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 3

Blog do Alberto

domingo, 16 de junho de 2013

A ORIGEM DA PALAVRA SALÁRIO

O “sal” de cada um

- O que o sal tem a ver com o salário?

Muito! na verdade, a história do salário começou através do sal. Em Roma, alguns séculos antes de Cristo, os soldados do império, trabalhadores e pequenos comerciantes recebiam como seus soudos um certo volume em sal. A isto os romanos chamavam de “salarium argentum” – “pagamento com sal” em latim. Da palavra latina “salarium”, veio a palavra ”salário” em português, idioma originário do latim. Mas o sal não era apenas um elemento a mais na alimentação dos romanos: era também empregado na compra de certos bens. Era, portanto, uma “moeda corrente” paralela em Roma naqueles tempos em que havia várias moedas correntes oficiais, entre elas o dinário e o sestércio. Essa antiga relação entre o sal e o salário ainda hoje influencia até a nossa maneira de falar. É por isto que, numa expressão muito popular, quando desejamos comprar algo que está caro, dizems que o preço está “salgado”.

O salário e a remuneração

“Salário” e “remuneração” não são a mesma coisa. O salário é o pagamento em dinheiro. A remuneração inclui o próprio salário e “benefícios” como tíquete-alimentação, auxílio-doença, moradia, vestuário e outros previstos em lei segundo o critério estabelecido para cada categoria profissional. No Brasil, o salário é pago como contraprestação por serviços realizados pelos empregados e a remuneração inclui “benefícios”, gratificações e outros adicionais de acordo com os critérios dos empregadores ou dos entendimentos entre estes e seus empregados, previstos em leis.Em outras palavras, o salário é o preço oferecidos pelo patrão ao empregado por serviços realizados por um determinado período (quinzena ou mês) ou por produção. Em certos casos, o valor do salário é determinado pela capacidade de produtividade do empregado, ou seja, como uma forma de incentivar o funcionário a produzir mais e melhor.Entre os militares, o salário é chamado de “soldo”. Por isto, aqueles que prestam serviços militares (Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros) são chamados de “soldados”.

O salário mínimo

O salário mínimo foi instituido no Brasil no dia 1º de maio de 1940 (*), durante o governo de Getúlio Vargas. Embora muitas pessoas acreditem que por isto se comemora a data de 1º de maio como o “Dia doTrabalhador”, não é verdade. A comemoração em homenagem aos trabalhadores, sempre em 1º de maio, é uma tradição nos Estados Unidos e em outros países desde muito antes de 1940.O salário mínimo deveria ser suficiente para atender às necessidades materiais básicas (alimentação, habitação, tratamento de saúde, vestuário, higiene e transporte). Isto atenderia a uma reinvidicação que vinha sendo feita pelos trabalhadores brasileiros desde 1917, mas na realidade o salário nunca foi suficiente para isto. Houve reduções e aumentos ao longo de todo o século XX. Na verdade, muito mais reduções do que aumentos. E estes nunca foram suficientes para garantir uma vida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com