TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CUSTOS E TARIFAS LOGÍSTICAS

Por:   •  2/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  798 Palavras (4 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 4

Dessa forma, como podemos trabalhar os custos de armazenagem, movimentação, transportes e de embalagens para que impactem de forma positiva na competitividade da empresa?

A função mais conhecida da logística são os transportes, e eles representam o maior percentual dos custos logísticos para a maioria das empresas. Considerando que a matriz de transporte brasileira, que utiliza fundamentalmente o transporte rodoviário mesmo para longas distâncias, faz com que os custos de transportes sejam muito elevados, o que influencia o custo final dos produtos e a competitividade de nossas empresas. Assim, o custo de transporte é composto por custos fixos e variáveis. Os fixos incluem depreciação da frota, salários, manutenção. Os variáveis incluem: combustíveis, pneus, lubrificantes, dentre outros. Caso o transporte seja terceirizado, então todo o custo é pago na forma de frete.

O local onde é feita a armazenagem também compõe o custo logístico. Assim, o custo com armazenagem envolve impostos, luz, conservação (ou aluguel caso o armazém seja alugado); para manusear os produtos são necessários equipamentos de movimentação e armazenagem, além de salários (e encargos) dos funcionários.

Com um peso grande para as organizações, muitos gestores passaram a buscar formas de reduzir gastos com cada componente deste custo. Uma das formas mais eficientes de se fazer isso é através de um trabalho de gestão de riscos, alguns dos componentes mais comuns e representativos dentro dos custos logísticos:

1) Estoque e Armazenagem: Referente aos processos de armazenagem de produtos e insumos e custos relacionados, como aluguel de galpões e armazéns, equipamentos, instalações, etc.

2) Embalagem: Custos com embalagens também são considerados custos logísticos, uma vez que o acondicionamento correto de um produto é fundamental em um processo logístico, evitando acidentes e defeitos nas mercadorias.


3) Transportes:
Custos de transportes envolvem aquisição de veículos, manutenção, combustível, seguros, depreciação, etc. Tudo isso acaba impactando também os valores dos seguros de transportes, que acabam ficando mais caros pelas altas taxas de sinistros e aumentam os custos logísticos das empresas.


4) Tecnologia:
É imprescindível o apoio de tecnologias em operações logísticas, por isso esse é um importante componente dos custos logísticos.

5) Logística Tributária: Custos relacionados a impostos que incidem sobre a logística. Entre os impostos que mais impactam os custos logísticos no Brasil podemos citar: ICMS, IPI, PIS/PASEP, CSLL, entre outros.

Gestão de Riscos e redução de custos logísticos

Como a gestão de riscos pode ajudar a otimizar ou reduzir estes custos. Portanto, ações específicas de gerenciamento de riscos que ajudarão a reduzir seus custos logísticos, além de melhorar a qualidade do processo.

Mapeie processos e implemente melhores práticas: ao implementar gestão de riscos, um dos primeiros passos será fazer um mapeamento dos processos logísticos. Com esse mapeamento em mãos, você avalia as sequências operacionais e poderá adotar práticas customizadas para sua empresa, para que cada etapa do processo seja mais eficiente, otimizando tempo e recursos.

Conte com bons fornecedores: É importante contar com bons parceiros, garantindo entregas dentro do prazo e materiais com o melhor custo-benefício. Ao selecionar os fornecedores com os quais sua empresa irá trabalhar, análise riscos aos quais eles estão expostos e que poderão, de alguma forma, impactar o seu negócio. 

Use a tecnologia a seu favor: A tecnologia é uma das grandes aliadas dos processos logísticos, pois ela não só otimiza tempo e recursos da organização, como minimiza riscos. Sistemas informatizados possibilitam detectar com maior facilidade pontos de melhoria e falhas de processo, permitindo trabalhar com custos ajustados às reais necessidades da empresa. 

Automatize tarefas: Na logística, onde há uma infinidade de procedimentos manuais, como emissão de documentos e notas fiscais, controle de estoques e frotas, entre outros, um pequeno erro pode representar um grande prejuízo para a empresa ou um impacto no preço final do produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (63.8 Kb)   docx (302.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com