TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custos e Tarifas Logisticas

Por:   •  17/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITARIO JORGE AMADO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

SDINALDO MAIA GOMES

FUNDAMENTOS DE MARKETING

PLANEJAMENTEO DE MARKETING E A ANALISE SWOT

CAMAÇARI, BAHIA

2022

1 INTRODUÇÃO

A análise SWOT é uma sigla em Inglês strengths (força), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças) ou simplesmente FOFA. A partir dessa ferramenta é possível conhecer melhor o seu próprio negócio e também o mercado onde está inserido.

Nenhuma organização está imune a influências de fatores externos aos seus limites físicos sejam eles positivos ou negativos.

Para evitar surpresas, principalmente as desagradáveis é de suma importância conhecer as suas forças e as suas fraquezas, bem como as oportunidades e as ameaças do mercado.

2 DESENVOLVIMENTO

O desenvolvimento de um plano de marketing deve ser realizado através de etapas, as quais permitirá que a organização tome decisões de forma precisa e assertiva na busca pelos objetivos e metas traçadas no plano. Ter a análise de SWOT (FOFA) como ferramenta é fundamental para o sucesso desse plano.

Precisamos conhecer nossos adversários assim como precisaremos saber as armas disponíveis e as vulnerabilidades tanto do oponente como do nosso exército, e é essas informações trazidas para o plano de marketing que será responsavel sucesso no desenvolvimento das atividades afim de alcançar os objetivos e as metas.

Um estudo detalhado poderá evidenciar a nossa força, aqueles fatores que nos evidenciara no mercado, as melhores atividades desenvolvidas, os melhores recursos disponíveis, uma possível vantagem competitiva e até mesmo o nível de capacidade de cativar o cliente.

Com a mesma proporção que evidenciamos as nossas forças através da Análise de SWOT também é possível identificar as oportunidades de melhorias, ou seja, as nossas fraquezas. Será que temos uma mão de obra satisfatória? Precisamos realizar treinamentos e qualificação dos colaboradores? O que faz o nosso concorrente ser escolhido? São perguntas que surgem e precisam ser respondidas afim de mitigarmos essas fraquezas ou de fazer com que as mesmas não sejam exploradas pelos concorrentes.

A análise dos fatores citados anteriormente, são analisados no ambiente interno, sendo fatores favoráveis e prejudiciais ao negócio, assim como podemos ver nos fatores externos, onde através dessa ferramenta serão levantadas oportunidades não controladas no ambiente de negócio as quais podem acontecer diante de uma mudança no cenário político, econômico, como uma concessão maior de crédito. Essas oportunidades devem ser estudadas e pesquisadas, afim de prevê tais acontecimentos garantido o melhor aproveitamento desses impactos positivos.

Nos fatores externos também é possível identificar as ameaças que influenciam diretamente de forma negativa no negócio, podendo ser a falta de mão de obra, catástrofes naturais, roubo de dados e até mesmo o surgimento de um concorrente novo. Portando são fatores externos e devem ser tratados com extremo cuidado afim de não causar danos aos resultados da companhia.

3 CONCLUSÃO

 

A análise SWOT pode ser aplicada em qualquer empresa, desde aquelas que já tenham muito tempo de mercado à aquelas que estão começando. Essa ferramenta norteia o dono do negócio na identificação do que pode ser melhorado e realinhado na empresa, e com base nesses dados criar um planejamento estratégico ou um plano de ação mais específico voltado às oportunidades levantadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (50.3 Kb)   docx (213.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com